A premiação foi realizada no Ginásio João Paulo II, local que sediou a maioria dos jogos. Foram entregues 42 troféus, 406 medalhas de ouro e 387 medalhas de prata.

Rogério comemorou o resultado do projeto. “Educação e esporte tem o poder de transformar a sociedade. E vendo todos esses alunos aqui, os familiares eu só tenho que agradecer a cada um de vocês, seja que organiza, que participa ou quem vem acompanhar, todos vocês têm um importante papel nesse evento que é o maior do interior do estado.”

Durante a XXI edição dos Jogos Escolares de Arapiraca (JEAR) foram disputadas 12 modalidades.

Petra Schnneider é Educadora Fisica da Escola Governador Fernando Collor de Melo. Ela já perdeu as contas de quantas vezes a escola foi campeã. “A gente sempre ganha alguma premiação, mas esse ano foi mais.”

A escola foi campeã no Atletismo Geral Feminino, Campeã e vice na categoria Mirim feminino e masculino e foi Vice na categoria Juvenil. A Professora falou sobre a importância dos JEAR para os estudantes “Os estudantes precisam acessar o conhecimento sistematizado pela humanidade, que é o esporte. Partindo do pressuposto de que o esporte contribui na vida dos estudantes, não só por aprender a dominar alguma modalidade específica. Mas também dominar algumas competências motoras que eles precisam. No nosso caso que foi o atletismo, acima de tudo eles desenvolveram o correr através de movimentos que o homem já realiza, mas que eles com as técnicas da própria modalidade se desenvolveram ainda mais durante o ano letivo já que eles vinham se preparando na própria escola para os Jogos Escolares, onde tivemos excelentes resultados”.

A campeã da categoria mirim, Yasmin Santos, “Eu fico muito feliz, feliz por representar à escola e os outros alunos. Tem muita gente que quer participar de uma competição assim e além de participar eu consegui ganhar. Isso me motiva a continuar treinando cada vez mais. Eu sempre me espelhei na Professora Petra e quando eu vi que ela participava dos Jogos Escolares isso me despertou. Percebi que era isso que eu queria fazer também”

A Nutricionista Renata Queiroz fez questão de prestigiar a premiação. Ela é Mãe da Maria Clara, de 10 anos, e sabe a importância do JEAR como incentivo à prática esportiva, não apenas pelas questões educacionais, mas de saúde também.

“Eu sempre fiz esporte quando eu era mais jovem e para mim é maravilhoso ver os meus filhos participando, competindo. A gente sempre fala sobre a importância de saber perder. E como é o primeiro ano de Handebol na escola Alternativa, elas vieram certas de que elas não iam ganhar. E chegaram ao 1° lugar da categoria Peninha, então foi muito emocionante para elas e para as famílias também. E para mim tem uma importância ainda maior essa prática de esportes para a Maria. Ela tem diabetes tipo 1 e as atividades esportivas fazem com que a diabetes, a glicemia seja controlada. É maravilhoso para a gente”, afirmou a nutricionista.

O Secretário de Educação e Esportes, Janeo Melanias, agradeceu a participação de toda equipe envolvida. “Nós nos sentimos realizados em fazer um evento desse porte, foram mais de 4.500 alunos participando. É um grande trabalho, mas os estudantes merecem. E nós sabemos que podemos contar com o Prefeito Rogério Teófilo, que tem dado todo apoio, e com todos os diretores, professores, principalmente os de Educação Física e com todos os envolvidos que contribuem para a realização desse evento grandioso. E hoje estamos realizando a culminância desse projeto que envolve não só as escolas municipais, como as estaduais e privadas”.

CADA MINUTO