A sensação de dor no peito ao tossir é algo que pode nos deixar preocupados. Costuma-se relacionar com os pulmões ou o coração, e isso nos faz pensar em um problema de saúde significativo.
Causas de dor no peito ao tossir
Pessoa com dor no peito

A dor no peito ao tossir é muito comum quando a pessoa já tem certas condições no sistema respiratório. A seguir, vamos explicar quais são as principais causas:
Gripe

A gripe é uma das infecções virais mais comuns no mundo todo. Normalmente, aparece de forma abrupta, com sintomas intensos desde praticamente o primeiro momento. Os principais sintomas da gripe são:

Febre.
Dor de cabeça.
Calafrios.
Dores musculares e no peito.

Sem dúvida alguma, os sintomas da gripe costumam ser mais fortes e mais duradouros que os de um resfriado. É comum apresentar dor no peito quando se tem gripe, algo que se pode acrescentar no caso de também estar com tosse.

Também pode te interessar: 3 remédios para tratar a gripe naturalmente

Resfriado comum

O resfriado é uma doença viral infecciosa do aparelho respiratório. É mais comum em crianças do que em adultos e seus sintomas são mais fortes nos primeiros três dias.

No entanto, além do mal-estar geral, da dor de garganta e do aumento da mucosidade, a tosse é um dos sintomas mais comuns. Se aparece de forma repetida ou acentuada, pode provocar dor no peito.

Os sintomas do resfriado aparecem progressivamente por volta do terceiro dia de contágio e duram, aproximadamente, uma semana. Os principais sintomas do resfriado são:

Congestão nasal.
Espirros frequentes.
Dor de garganta.
Tosse permanente.

O fato de que afete o sistema respiratório é o que faz com que esteja entre as principais causas de dor no peito ao tossir.
Bronquite aguda
Brionquite pode dar tosse

A bronquite é a inflamação dos brônquios. Depois de uma infecção ou inflamação nos brônquios, a capacidade respiratória diminui. Os sintomas da bronquite são:

Sibilos.
Mucosidade.
Tosse.
Dor no peito e nas costas.

A causa principal da bronquite aguda costuma ser uma infecção viral, frequentemente como consequência de um resfriado mal tratado. No entanto, também pode se dever a uma infecção bacteriana.
Asma e dor no peito ao tossir

Em primeiro lugar, queremos mencionar que a asma é uma condição crônica que provoca o estreitamento das vias respiratórias como fruto de uma inflamação. A asma afeta as vias respiratórias ao inflamá-las e estreitá-las.

Assim então, se não for diagnosticada nem tratada corretamente, é muito comum sentir dificuldade para respirar, respiração ofegante ou dor no peito ao tossir. Os sintomas da asma são os seguintes:

Dificuldade respiratória.
Tosse com muco.
Sibilos ao respirar.
Dor no peito ao tossir.

Pneumotórax

O pneumotórax, também conhecido como pulmão colapsado, ocorre quando o pulmão é perfurado em algum ponto e não retém mais o ar.

Em primeiro lugar, a consequência direta do pneumotórax é que o espaço ao redor dos pulmões se enche de ar. Certamente, isso impede que este possa se expandir, causando sintomas evidentes como a dor no peito e a falta de ar.

Assim então, a pressão que o ar causa fora dos pulmões provoca uma dor no peito que se acentua quando se tosse.
Lesões musculoesqueléticas e dor no peito ao tossir

Quando sofremos alguma lesão nos músculos ou ossos do peito ou próximos, a dor vai se intensificar quando tossimos. As fissuras ou fraturas nas costelas, na caixa torácica, no esterno ou na coluna vertebral podem provocar uma intensa dor no peito ao tossir, uma dor que também pode aparecer simplesmente ao respirar, ao se levantar ou ao realizar certos movimentos.
Costocondrite

As costelas, exceto as duas últimas, estão conectadas por cartilagens ao esterno. Quando essa cartilagem se inflama, é produzida a lesão conhecida como costocondrite ou síndrome costoesternal.

A principal consequência é uma dor aguda no peito, que se intensifica ao tossir ou realizar certas ações. A costocondrite é uma das principais causas da dor no peito ao tossir. Entre suas principais causas, encontramos:

Lesões torácicas.
Também, levantar pesos.
Ademais, infecções nas vias respiratórias.
Por outro lado, fazer muito esforço ao tossir.
Finalmente, certos tipos de artrite também são uma das causas.

Conclusão

Em suma, como vimos, a dor no peito ao tossir pode ter sua origem em diferentes processos infecciosos e patologias. Portanto, se não se tratar de um simples resfriado, é conveniente procurar um especialista.

R7.COM