aceió será sede da abertura regional da Campanha da Fraternidade (CF) 2020, que acontece na sexta-feira (28), como parte das comemorações pelos 100 anos de criação da arquidiocese alagoana. O lançamento marca o início oficial da CF também nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Este ano, a CF tem como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). Portanto, inspirada na parábola do Bom Samaritano e na vida da primeira santa brasileira, santa Dulce dos Pobres, a Igreja Católica quer estimular a caridade e o cuidado com a vida em suas mais diversas realidades.

Seguindo nessa linha, a abertura regional da CF será realizada em dois momentos. No primeiro, a partir das 14h30, no auditório do Colégio Santa Madalena Sofia, no bairro do Farol, os bispos, junto com outros representantes do clero e leigos, conhecerão exemplos concretos de solidariedade promovidos pela Arquidiocese de Maceió.

Além do trabalho realizado pelos membros da Paróquia Menino Jesus de Praga, no bairro do Pinheiro, com os moradores atingidos pelo problema no solo na região, também será apresentada a história da Federação Recriar, entidade que reúne as comunidades terapêuticas alagoanas responsáveis pela assistência a dependentes químicos desde o tratamento até a reinserção social.

Ainda no período da tarde, o professor doutor em filosofia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Anderson de Alencar Menezes e o doutorando em psicologia, o psicólogo clínico Amilton Júnior Amaranto, debaterão em uma mesa-redonda o tema “Feridas que machucam e ameaçam a vida”.

“Devemos entender que a vida é um dom de Deus e como tal temos que nos comprometer da melhor forma com ela. É nessa perspectiva que a Campanha da Fraternidade se insere no período espiritual litúrgico que é a Quaresma, com uma temática que propõe nos levar de forma concreta à conversão”, afirma o presidente e bispo referencial para as Campanhas da CNBB NE2, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa.

Missa

Concluída a primeira parte da abertura regional da CF2020, bispos, padres, religiosos, diáconos e leigos seguirão, às 18h, em procissão até a Catedral Metropolitana de Maceió, onde participarão da Santa Missa. A solenidade está marcada para às 19h.

“É uma alegria para a nossa arquidiocese, neste ano de celebrações do seu centenário, receber os bispos do nosso regional para a abertura da Campanha da Fraternidade, que este ano toca nas feridas que machucam a sociedade e acabam com a vida em sua plenitude”, diz o arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes.

Por Redação, com Assessoria / GAZETAWEB.COM