O carnaval de São José da Laje, batizado como CarnaLaje, atrai milhares de foliões. Seja para participara da tradicional brincadeira de mela-mela, que existe há mais de 60 anos, ou para o desfile do famoso bloco Bacalhau na Vara.

Único Carnaval do mundo que usa mel de engenho para melar os foliões, o CarnaLaje contou com a apresentação de nomes conhecidos nacionalmente como o cantor Wallas Arrais, as bandas Cheiro de Amor e Trio da Huanna, além de grandes cantores como Fabi Canuto, Berg Gonzaga, Banda Bora Bora, Julinho Porradão, Brunin, Jhonny Lopes, e diversas outras. Nesta Quarta-feira de Cinzas, o bloco Bacalhau na Vara desfila acompanhado de atrações nacionais.

O bloco era organizado por um grupo de amigos, com um carro de som, um bacalhau pendurado em uma vara e uma pequena orquestra de música, quando o carnaval acabava na quarta-feira, por volta das 5h da manhã, em média 50 ou 60 pessoas desfilavam pelas principais ruas da cidade, atrás de um carro de som, cantando as marchinhas de carnaval. No centro da cidade, a bacalhau era derrubado da vara e todos queriam comer um pedaço do peixe salgado para retirar todas as mazelas e cansaços do carnaval.

Foliões acompanham apresentações nacionais em São José da Laje
FOTO: Reprodução
Em 2008, o bloco ganhou uma nova estrutura, o carro de som foi um substituído por um trio elétrico, a orquestra pela banda Trio da Huana, e desde então cada ano o número de foliões só aumenta. De 50 ou 60 pessoas, em 2008 o número subiu para já 3 mil foliões e hoje ultrapassam as 50 mil pessoas.

Estrutura
O CarnaLaje conta com uma mega estrutura para receber todos os tipos de foliões, desde os que desejam participar aos que preferem apreciar; são 60 metros de arquibancadas, mais de 20 chuveirões, camarote de acesso livre, praça de alimentação, câmeras de segurança instaladas estrategicamente em vários pontos da cidade.

Uma das marcas do Carnalaje é a segurança. A festa é considerada a maior do interior de Alagoas e uma das mais seguras, com 150 seguranças por dia, além de 25 guardas municipais, 35 orientadores de trânsito, além do efetivo das Polícias Militar e Civil. São 44 câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos por toda a cidade.

Tradicional mela-mela

O mela- mela é uma brincadeira entre os foliões que acontece nas tardes carnavalescas de domingo, segunda e terça, com uma energia contagiante as pessoas melam umas as outras com mel de engenho. Toneladas de mel são usadas para o famoso banho de melaço. E diz a lenda que quem se mela no mel do CarnaLaje passa o ano inteiro doce. Para deixar a brincadeira ainda mais divertida, chuveirões e jatos de carros pipas molham a galera.

Ano passado foram em média 12 mil foliões nas tardes de mela-mela, 8 mil durante o período noturno e mais de 50 mil no bloco Bacalhau na Vara, na quarta-feira de cinzas. E a expectativa para o CarnaLaje 2020 é de 14 mil pessoas por tarde, 9 mil nas noites e mais de 50 mil na quarta feira de cinzas. Uma expectativa de mais de 100 mil foliões, para as mais de 48 horas de shows e trios elétricos que arrastam multidões durante os arrastões que acontecem todos os dias.

A abertura do Carnalaje aconteceu no sábado (22), em São José da Laje batizado como sábado de Zé Pereira. Um trio elétrico com banda Bora Bora, que arrastou foliões pelas principais ruas da cidade, desfilando com a Rainha e o Rei Momo do CarnaLaje, além do personagem Zé Pereira, uma pessoa fantasiada, sentada de costas em burro, para que os lajenses descubram quem é o Zé Pereira, quem adivinhar, ganha uma premiação, oferecida pela comissão organizadora.

Na chegada do Trio na Avenida Arlinda Verás (local onde acontece o mela-mela), a chave da cidade é entregue ao Rei e uma orquestra de frevo, anuncia que a começou a melhor festa do ano.

*Com informações da Prefeitura de São José da Laje
GAZETAWEB.COM