Devido ao aumento do número de casos suspeitos de Covid-19 em Alagoas, o Arcebispo Metropolitano de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes, anunciou medidas para prevenir a disseminação do vírus a partir desta segunda-feira (16), , no território arquidiocesano. As procissões ficam suspensas por tempo indeterminado.

Entre as medidas apontadas na nota oficial da Arquidiocese, também está a suspensão de Via-Sacra e a orientação para que os fiéis rezem de individual.

A Igreja Católica também suspendeu eventos, encontros e retiros com concentração para mais de 500 pessoas, além da suspensão de encontros ou reuniões com mais de 100 pessoas em recintos fechados, sendo permitido número inferior a 100 pessoas em locais abertos e com medidas de higienização. Idosos em estado de alerta e emergência devem permanecer em casa.

Outra medida que vem sendo adotada por Paróquias e Santuários é a ampliação do horário das missas para evitar aglomeração de fiéis. A Sagrada Comunhão está sendo feita na mão do fiel. A orientação é que os fiéis evitem aperto de mão e abraço da Paz.

A frequência de higienização dos espaços comuns de Igrejas, Santuários e atendimento ao público devem ser reforçados. Além disso, deve estar à disposição dos fiéis: água corrente, sabão e toalha de papel e álcool em gel (70%).

Por Clariza Santos | Portal Gazetaweb.com