pesar das recomendações do Governo e dos órgãos de saúde, como o Ministério da Saúde (MS), Organização Mundial de Saúde (OMS), e outros, muita gente não está respeitando ou ainda não se deram conta da importância do isolamento social para evitar que os número de casos do coronavírus (Covid-19) não aumente. Em Alagoas, o índice de isolamento social para combate ao coronavírus vem mantendo uma média de 52,47%.

O cálculo considera os índices diários apresentados entre os dias 31 de março e 15 de abril, contabilizados a partir do monitoramento inteligente do Governo do Estado, disponibilizado gratuitamente pela empresa In Loco. Os índices se baseiam nos dados de 648.400 celulares da população. Na semana passada, os dados de isolamento registravam índices acima dos 50%, com exceção da última quinta-feira (9), quando foi registrada uma taxa de 46,5%.

Seguindo o movimento nacional de pico dos percentuais de afastamento, com a chegada do final de semana, o estado teve uma melhora de 5,5% no domingo de Páscoa (12) em relação ao dia anterior, atingindo 55,6% de isolamento. Já nesta semana, os dados indicam uma tendência de declínio em Alagoas, com percentual de apenas 44,9% no índice de isolamento. Até o dia 14 deste mês, Alagoas ocupava a décima oitava posição em cenário nacional com 49,3% do índice de isolamento. O Estado com maior índice de isolamento social era Góias com 58,46%. A fonte de dados é baseada no estudo do In Loco e não representa a população em sua totalidade. O mapa é atualizado diariamente, com os números da véspera.

No último final de semana, a reportagem da Tribuna Independente mostrou que na capital alagoana, em vários bairros as pessoas estão indo as ruas diariamente, sem respeitar as recomendações. Nesta quinta-feira (16), a reportagem registrou novas movimentação de pessoas nas ruas, em bairros da parte alta e baixa de Maceió, assim como, nos bairros da periferia.

Muita gente sai para fazer as atividades rotineiras que já exerciam antes como a caminhada na orla, atividades físicas, compras, ir ao banco ou apenas passear e colocar a conversa fora com os amigos. Mas, como mostrado anteriormente nos meios de comunicação, muitas dessas atividades podem ser feitas em casa justamente para evitar aglomeração de pessoas e minimizar o índice de infecção do Covid-19 nesse momento de pandemia.
“Isolamento só tem efeito quando atinge 70%”

As autoridades de saúde recomendam que a população fique em casa, e que se saírem façam o uso de equipamentos de prevenção, como álcool em gel e máscaras, antes recomendadas apenas para os profissionais de saúde e pessoas com doenças respiratórias. No entanto, a maioria das pessoas que saem as ruas não fazem uso desses materiais. Além disso, também há movimentação de veículos nas principais avenidas da cidade caracterizando que de fato as pessoas estão saindo do isolamento.

O infectologista Fernando Maia, diz que o isolamento só surte efeito quando atinge, pelo menos, 70% da população. “Como não estamos atingindo esse valor, o número de casos será maior com consequentes mais casos graves e mais mortes. É um dado preocupante. E depois que o estrago estiver feito, não há como voltar atrás’’, avalia.

Para o especialista, as pessoas não estão se dando conta do perigo da pandemia. “Muita gente ainda acha que esta doença está muito longe daqui. Só vão acreditar quando algum parente ou vizinho pegar a doença, alguém muito próximo’’.

Vale lembrar que não existe nenhum decreto que obrigue as pessoas a permanecerem em casa, como no caso dos decretos em vigor para os estabelecimentos comerciais e instituições de ensino permanecerem com as atividades suspensas. Seria apenas uma questão de bom senso de cada um.

DECRETO

Desde o primeiro decreto de afastamento social publicado no dia 16 de março pelo governador Renan Filho, houve um crescimento significativo no índice no estado. As Regiões do Planalto da Borborema, Norte e Serrana dos Quilombos são as que apresentam as menores taxas. Na prática, estes dados significam que, quanto maior o índice de isolamento, menor é o número de pessoas circulando na cidade e excedendo o raio de 450 metros da sua base, estipulado pelo monitoramento.

“Combater a Covid-19 tem sido nossa tarefa diária em Alagoas e, por isso, continuo a defender o afastamento social como medida prioritária para que estas ações preventivas à população sejam eficientes. Sem isolamento não conseguiremos conter o avanço da doença. O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), monitora diariamente os números, que são importantíssimos para entender como a população vem seguindo as recomendações das organizações mundiais de saúde. É importante agora trabalharmos em conjunto e permanecermos em casa”, destaca o governador Renan Filho.

PRORROGAÇÃO

Publicado no dia 6 de abril, o decreto que prorroga pela segunda vez o isolamento social em Alagoas determinou continuidade da suspensão das aulas da rede pública e privada até o dia 30 de abril, além da proibição de abertura de estabelecimentos comerciais e espaços de aglomeração pública até o dia 20 de abril. Supermercados, farmácias e locais que prestem serviços de saúde no interior de shoppings, galerias e centros comerciais seguem liberados. Eventos e exposições continuam proibidos.

Fonte: Tribuna Independente / Lucas França

(Foto: Edilson Omena)