Maceió registrou 44,73 mm no acumulado médio de chuva nas últimas 24 horas, segundo dados dos pluviômetros instalados na capital. A Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informou que está trabalhando em nível operacional de atenção, dentro do Protocolo de Proteção e Ação de Defesa Civil, e monitorando a chuva na capital desde a quinta-feira (16).

Um aviso meteorológico da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) alerta para a previsão chuvas isoladas com pancadas fortes e incidência de raios na noite desta sexta-feira (17), seguindo por todo o fim de semana.

Além do aviso da Sala de Alerta, a Defesa Civil de Maceió recebeu também alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) que aponta para o risco moderado de movimento de massa e hidrogeológico.

“Estamos em nível operacional de atenção, uma vez que com a previsão de chuvas intensas poderemos registrar alagamento em áreas com deficiência de drenagem e as áreas de encosta estão suscetíveis a escorregamento de massa. Por esse motivo, estamos emitindo mensagens para a população pelo Sistema de Alerta por SMS e, assim, a população possa ter conhecimento da previsão e adotar medidas de autoproteção”, explica a coordenadora do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (Cimadec), Joanna Borba.

A Defesa Civil está com equipes de plantão para atendimento em caso de ocorrência e orienta sobre o acionamento do órgão municipal no final de semana, que deve ser feito pelo Corpo de Bombeiros, no número 193.

O órgão municipal orienta a população que se encontra em área de risco em Maceió que, caso não se sinta segura durante a chuva, procure abrigo em outros locais – a exemplo de casa de parentes – e acione a Defesa Civil para avaliação da área.

Alerta por SMS

A Defesa Civil de Maceió utiliza o Sistema de Alerta Nacional de Defesa Civil para enviar mensagens à população informando sobre a ocorrência de chuvas intensas com potencial de risco à população, como alagamentos e deslizamentos. A medida permite ações antecipadas de autoproteção, de proteção da comunidade e para que o poder público se posicione oportunamente para o socorro.

O serviço de alerta por SMS é totalmente gratuito e cada número de celular pode cadastrar diversos CEPs para receber os informes no mesmo aparelho. Para se cadastrar, envie um SMS com o número do CEP de sua residência ou área que deseja monitorar para o número 40199. Será enviada, logo em seguida, a confirmação do cadastro.

Sair do sistema também é bem simples: basta mandar uma mensagem com o CEP para o mesmo número do cadastro (40199).

* Com informações da assessoria da Defesa Civil

Por Livia Leão* | Portal Gazetaweb.com

FOTO: Cortesia