Alagoas registrou 18 mortes por choque elétrico em 2019, duas a menos que no ano de 2018, de acordo com dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). No comparativo com todas as Unidades da Federação (UF), incluindo o Distrito Federal, o estado é o 17º em número de mortes por choques elétricos.

De acordo com a Abracopel, Alagoas está à frente de Mato Grosso do Sul, Rondônia, Espírito Santo, Amazonas, Rio Grande do Norte, Amapá, Acre, Roraima e Sergipe. A associação aponta que a Região Nordeste tem 41% das mortes causadas no país por descarga elétrica, sendo 287 só em 2019. A região Sudeste tem 142 (20%); Sul, 109 (16%); Norte, 86 (12%). Já a região centro-Oeste foi a que menos teve acidentes dessa natureza, apenas 73 (11%).

Nordeste é a região que mais registrou acidentes fatais por choques elétricos pelo quarto ano consecutivo segundo levantamento da Abracopel. De forma mais detalhada, o ranking dos acidentes fatais por estados segue com a Bahia, que registrou 86 mortes por choque elétrico, Pernambuco (50), Ceará (44), Piauí (34), Maranhão (24), Paraíba (22), Alagoas (18), Rio Grande do Norte (10) e Sergipe (2). A Bahia recorrentemente tem sido o estado que mais registra mortes por choque elétrico no país, segundo o levantamento, com exceção de 2018, quando foi superada por São Paulo.

O estudo da associação aponta ainda a faixa etária de mortes por choques elétricos. E, infelizmente, a região Nordeste teve um salto grande de mortes de crianças. Entre 0 a 15 anos, foram 37 mortes em 2019. Acima de 50 anos (43); 41 a 50 anos (50); 31 a 40 anos (82); 21 a 30 anos (54); 16 a 20 anos (21); 11 a 15 anos (14); 6 a 10 anos (6) e 0 a 5 anos (17).

INCÊNDIOS

Em 2018, foram registrados 537 incêndios por sobrecarga em todo o país. Este número subiu para 656 em 2019. O número de mortes também subiu: de 61 para 74.

E o estado de Alagoas foi o que mais registrou incêndios por sobrecarga e mortes decorrentes deste acidente em toda a região Nordeste. Foram 40 incêndios e 5 mortes, mais do que Piauí, que registrou 32 incêndios e uma morte. Em seguida vem Bahia com 28 incêndio e uma morte; Pernambuco com 26 incêndios e três mortes; Paraíba com 15 incêndios e uma morte; Rio Grande do Norte com apenas seis registros e nenhuma morte; Maranhão com cinco incêndios por sobrecarga e dois óbitos; e por último Sergipe com quatro incidentes por sobrecarga e nenhum óbito.

Entre os dados por região, o Sudeste registrou no ano passado, 197 incêndios e 41 mortes; Nordeste: 170 incêndios e 14 óbitos; Sul: 139 incêndios e 11 vítimas fatais e o Norte e Centro-Oeste: ambos 75 acidentes por sobrecarga e quatro mortes.
Ligações clandestinas estão entre as principais ocorrências

A Equatorial Energia Alagoas só registra os acidentes com as instalações/redes da distribuidora. O levantamento feito pela Abracopel contabiliza os acidentes com energia elétrica com a população de forma geral, seja dentro da unidade consumidora ou nas instalações das concessionárias (geração, transmissão e distribuição).

No que diz respeito aos acidentes com a rede de distribuição, de domínio da Equatorial, os dados oficiais mostram que em 2018 foram registrados 16 acidentes e em 2019, ocorreram 10. Entre as principais causas das ocorrências estão ligações clandestinas e contato acidental com a rede elétrica durante a execução de serviços.

DICAS

Energia é um item indispensável na vida da população, mas é preciso ter alguns cuidados para usá-la de forma segura e assim evitar acidentes. A Equatorial esclarece por exemplo, que a água e energia não combinam e potencializam o risco de acidentes. Por isso, é importante evitar o contato com equipamentos elétricos com as mãos ou pés molhados e realizar consertos em instalações elétricas em locais úmidos e molhados.

Explica ainda que para trocar a temperatura do chuveiro é importante que ele esteja desligado e o corpo não deve estar molhado. Além disso, recomenda-se usar calçado de borracha na hora de fazer a mudança. É preciso cuidado em relação a resistências dos chuveiros elétricos. Nunca alterar o tamanho nem reaproveitar resistências queimadas. Também é necessário, antes de trocar uma lâmpada, desligar o interruptor. Não tocar na parte metálica do bocal, nem na rosca. Não exagerar na força ao rosquear, pois o vidro pode quebrar em sua mão.

Outra dica valiosa é na utilização do famoso “T” (benjamim) para ligar aparelhos elétricos. A utilização do objeto pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica. O correto é usar filtro de linha como opção para ligar vários equipamentos ao mesmo tempo. Não instalar antenas próximo à rede elétrica, pois há risco de contato na fiação e consequente choque, entre outros cuidados.

Ao se deparar com um fio partido, é importante manter distância, sinalizar o local (com galhos, cordas) para evitar que alguém seja vítima e acionar a Equatorial no telefone 0800 082 0196 e ligações da rede elétrica só devem ser feitas por eletricistas da Equatorial. As ligações clandestinas, além de comprometer a qualidade no fornecimento da energia, podem provocar acidentes e colocar vidas em risco. As denúncias podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento 0800 082 0196. Após o registro, uma equipe será enviada ao local para regularizar a situação.

A Equatorial orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico dentro da unidade consumidora, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a Equatorial através do telefone 0800 082 0196 para que seja feito o desligamento da energia.

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), também avalia que as ligações sem orientação ou especialista são as que causam maiores acidentes e recomenda que quem for manusear deve chamar um técnico para realizar as instalações bem como manutenções.

Fonte: Tribuna Independente / Lucas França

(Foto: Sandro Lima)