A paralisação do futebol brasileiro completou dois meses no último dia 16 de maio. Em março, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) suspendeu as competições sob sua organização e, em seguida, as federações estaduais seguiram o mesmo caminho. A partir daí, vários capítulos passaram a acontecer: reuniões para decidir a volta das atividades, férias coletivas dos clubes e outros temas discutidos entre as entidades e as equipes, mas que nada definiram sobre o retorno das atividades do futebol, que foi paralisado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Os jogadores, principais envolvidos, ficaram na retaguarda esperando as definições. Inicialmente os clubes junto com a CBF e as federações estaduais decidiram dar férias coletivas aos plantéis no mês de abril, do dia 1º até o dia 20, sendo este prazo prorrogado até o dia 30.

Após os 30 dias de férias coletivas, nada ficou definido sobre a volta dos Campeonatos Estaduais e demais competições, e as equipes passaram a apostar no “home training”, ou seja realizando os treinamentos em casa. Com isso, ficou a expectativa sobre a retomada do futebol.

A Gazetaweb bateu um papo com o zagueiro Xandão, do CRB, através da assessoria de imprensa do jogador, nessa terça-feira (26), para tratar sobre este tema.

Após 19 dias de treinos em casa, sob orientação do clube alvirrubro, o defensor regatiano se mostra otimista e acredita na volta do futebol no próximo mês. “Apesar de viver um momento de grandes casos (de Covid-19) no País, temos que ter fé e acreditar que em junho as coisas vão melhorar. Por isso, acredito, sim, que o futebol pode voltar no fim de junho, com adaptações”, declarou Xandão.

Além de acreditar que o futebol poderá retornar em breve, ele deixou um recado para os brasileiros e disse que outras atividades também poderão reabrir em junho. “Se nós tivermos mais consciência, digo nós, população, de se manter mais cuidadosos nesses dias, acredito que não só o futebol, mas as outras atividades possam voltar a partir do mês que vem”.

DADOS

Xandão deixou um recado para a sociedade brasileira
FOTO: Divulgação/CRB
Vale ressaltar que, de acordo com um modelo estatístico da XP Investimentos, divulgado nessa terça-feira (26), o pico do novo coronavírus deverá ser atingido no início do mês de junho e, segundo os dados levantados pela corretora, a desaceleração dos casos tende a ser lenta.

Apesar do otimismo do jogador do Galo, não há definição sobre o retorno do Campeonato Alagoano, Copa do Brasil e Copa do Nordeste, além do início do Brasileiro. Entre as discussões que aconteceram em março, entre a entidade, clubes e federações, os meses de maio e junho ficaram disponíveis para a conclusão dos Estaduais e julho para o início do Brasileiro.

Por Jean Nascimento | Portal Gazetaweb.com

FOTO: Ailton Cruz