Com o intuito de levar à população informações para evitar acidentes com energia elétrica, a Equatorial Energia Alagoas alerta os consumidores quanto aos cuidados com este bem, que apesar de proporcionar tanto conforto, requer muita atenção e cuidados. A campanha “Nossa maior ligação é com a sua segurança, é com a sua vida”, lançada nesta segunda-feira (08), em todo Estado, consiste na prevenção da vida, com objetivo de alertar e conscientizar as pessoas em relação à segurança com a rede elétrica.

Por meio da divulgação na TV, rádio e redes sociais, a conscientização será feita utilizando relatos, baseados em fatos reais, evidenciando as principais causas de acidentes com a rede elétrica e as medidas para evitar esses tipos de ocorrências, como: realizar construções e reformas obedecendo a distância segura, instalar antenas e soltar pipas distantes da rede de energia.

O alerta que a campanha traz é muito importante, pois é exatamente na construção civil, reformas de prédios e serviços de reparo que acontecem a maioria dos acidentes com eletricidade. A Equatorial orienta que, ao construir ou reformar telhados, a população mantenha sempre uma distância segura da rede elétrica, que deve ser de no mínimo três metros.

Ao manusear vergalhões de ferro, arames, réguas de alumínio e outros materiais metálicos, que tomem cuidado para que nada toque ou se aproxime dos fios da rede elétrica e, em caso de acidentes, não se aproximem de quem esteja recebendo a descarga de energia.

O mesmo cuidado e atenção deve ser tomado durante a instalação de antenas de TV ou de telefonia rural. O correto é fazer a instalação em tempo bom e sem chuva. Não usar materiais flexíveis para prender a antena, como bambu e cano. Eles são mais leves e mais fáceis de dobrarem ou caírem na rede elétrica provocando um acidente.

Outro ponto de atenção destacado na campanha de segurança, está voltado para as crianças e adolescentes, pois uma simples brincadeira como a de empinar pipa, por exemplo, pode ocasionar acidentes gravíssimos e até fatais.

É importante orientar as crianças a não subir em poste ou árvores e lajes, que estejam próximas da rede elétrica; jamais tentar resgatar pipas presas na rede de energia, além de nunca invadir subestações para tentar resgatar pipas presas nos fios de energia, pois a área é perigosa e restrita a funcionários da Equatorial, devidamente trajados com equipamentos de proteção individual.

Se estiver chovendo, a situação de risco fica bem mais agravada, por isso é importante impedir que as crianças soltem pipas durante as chuvas. A linha molhada se torna condutora de energia elétrica e aumenta o risco de choque. E, se nesta linha houver cerol, por sua composição cortante, pode danificar a fiação elétrica, além de causar acidentes graves com ciclistas, motociclistas e pedestres.

São medidas de segurança como estas, ilustradas na campanha, que podem preservar vidas. Para o executivo de Segurança da Equatorial, Rafael Clemente, “é importante que os alagoanos estejam sempre em alertar ao utilizar a energia elétrica. Por isso, estamos divulgando constantemente orientações para evitar acidentes. E reforçarmos que é preciso que a população faça as escolhas certas para proteger pessoas”.

A Equatorial reforça ainda que, se alguém for vítima de choque elétrico, dentro ou fora de casa, não tente tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar imediatamente para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso isolar o local e acionar a distribuidora pelo telefone 0800 082 0196 para que seja feito o desligamento da energia na área do acidente.

Para mais informações sobre a campanha e acesso aos vídeos, visite as redes sociais da Equatorial no Facebook, Instagram e Twitter.

Fonte: Assessoria \ TRIBUNA HOJE

(Foto: Ascom)