Moradores da Barra Nova, em Marechal Deodoro, região metropolitana de Maceió, bloquearam, na manhã desta segunda-feira (15), a rodovia AL-101 Sul, como forma de protesto. Eles pediram melhorias e saneamento básico em ruas da localidade.

Devido ao bloqueio, o trânsito ficou lento, com motoristas passando mais tempo parados na pista. Enquanto isso, moradores relutavam em liberar a via.

Com as chuvas fortes que caem em todo o estado, desde o final de semana, muitas casas da Barra Nova foram invadidas pela água, ocasionando, também, alagamentos em ruas, devido à falta de pavimentação e drenagem, conforme relataram os moradores.

Para fechar a via, os populares utilizaram móveis que foram destruídos após a água da chuva invadir residências. O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) esteve no local e, após um diálogo, organizadores do protesto liberaram a passagem de carros.

Por meio de nota, a Prefeitura de Marechal Deodoro informou que os alagamentos e transtornos causados pelas fortes chuvas na Barra Nova, motivo do protesto, são consequência da falta de investimentos e má execução nos projetos de drenagem de águas pluviais e pavimentações de antigas gestões.

Veja a nota na íntegra:

A Prefeitura de Marechal Deodoro informa que os alagamentos e transtornos causados pelas fortes chuvas na Barra Nova, motivo do protesto acometido na manhã desta segunda-feira (15), é consequência da falta de investimentos e má execução nos projetos de drenagem de águas pluviais e pavimentações de antigas gestões.

A atual gestão da Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio do Pavimenta Ação, já pavimentou e executou obras de drenagens em cerca de 30 ruas em todo o município, e dará continuidade no projeto logo após a quarentena. Na Barra Nova, já foram pavimentadas vias como a Rua do Sol e Rua Divaldo Suruagy: um total de mais de 2km de pavimentação.

Além disso, o município está, diariamente, pondo em práticas as ações do Prevenir – Comitê de Combate às Enchentes, com serviços de drenagem, melhoramento de acesso, limpeza de rios e desentupimento de galerias.

Por Greyce Bernardino | com TV Gazeta

FOTO: Carol Sanches