A cidade de Maceió inicia, nesta sexta-feira (03), a Fase Laranja com a reabertura de áreas públicas, como a orla da capital, e a retomada econômica de alguns segmentos, como as lojas do comércio, salões de beleza, barbearias e templos religiosos. As medidas atendem aos decretos municipal e estadual.

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) preparou um plano de fiscalização em decorrência da flexibilização do setor lojista no Centro de Maceió.

Com a flexibilização da orla, parte das grades será transferida para o Centro, onde serão instaladas barreiras sanitárias móveis. Elas ficarão nos pontos de acesso ao Centro Comercial para disciplinamento e orientação das pessoas que vão ao comércio para trabalhar ou fazer compras.

Nesta fase, a atuação segue de forma educativa, e o objetivo é conscientizar a população e os lojistas quanto às medidas da fase laranja de retomada da economia. Posteriormente, se houver insistência, serão adotados os procedimentos cabíveis, de acordo com cada caso.

DECRETOS

Conforme disciplinam os decretos do Município e do Estado, o comércio vai funcionar em horário reduzido: das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 13h, aos sábados. Está permitido o funcionamento de lojas com até 400 m², além de salões de beleza, barbearias e templos religiosos, com 30% da capacidade total. Por sua vez, permanecem fechados shoppings, cinemas, galerias, bares, restaurantes e teatros, e os eventos continuam suspensos.

“O objetivo é que essa abertura gradativa do comércio seja realizada da forma mais segura possível. Por isso, as equipes vão fiscalizar e monitorar o cumprimento das medidas obrigatórias para evitar o contágio pela Covid-19. Neste momento, todos precisam colaborar, o lojista deve cumprir os novos protocolos de higienização, e a população também deve fazer sua parte”, reforça o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Enio Bolivar.

Além da Semscs – com a Diretoria de Convívio Social, Fiscalização de Posturas e Guarda Municipal -, participam da ação fiscalizatória a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas e Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio).

Orla

Quanto à orla da capital, serão abertos o calçadão e a ciclovia para prática individual de atividade física. Será permitido o acesso à praia e banho de mar, corrida, caminhada e ciclismo, respeitando a distância no mesmo fluxo e no fluxo contrário. É obrigatório o uso correto de máscaras, inclusive, antes e depois do banho de mar.

Ficam proibidos o uso de equipamentos e mobiliários de uso coletivo, uso de mesas, cadeiras, bancos, caixas térmicas e guarda-sóis, consumo de bebidas alcoólicas, e comércio de qualquer ordem, aglomerações na orla, calçadão ou faixa de areia.

Também permanecem suspensos o comércio ambulante e dos demais prestadores de serviços e permissionários da orla, com exceção das atividades contempladas no decreto estadual (bancas de revistas, balanças de peixe, mercado do peixe no Jaraguá). Estacionamentos públicos terão vagas intercaladas.

Da mesma forma, nesta fase, o trabalho segue de forma educativa, com o objetivo de conscientizar a população e os banhistas quanto às medidas da fase laranja de retomada da economia.

PRÓXIMAS FASES

Fase amarela (início em 15 de julho) – shoppings centers e estabelecimentos congêneres; bares e restaurantes funcionando com 50% da capacidade; e Transporte Intermunicipal e Turístico, funcionando com 50% da capacidade;
Fase azul (início no final de julho/início de agosto) – academias, clubes e centro de ginástica, funcionando com 50% da capacidade;
Fase verde (início após todas as fases) – volta presencial de servidores públicos e das aulas presenciais.

Por Jobison Barros com informações da assessoria \ GAZETAWEB.COM

FOTO: Divulgação