Empresários dão como certo o avanço da fase laranja para a amarela esta semana em Maceió. Se o governo do Estado confirmar, estarão mantidas as medidas sanitárias e novas permissões para a reabertura de setores, além do que já foi autorizado em semanas anteriores. Lojas e estabelecimentos de rua acima de 400 metros quadrados, além de shoppings, bares e restaurantes, com novos horários e capacidade, poderão funcionar.

A pressão pela reabertura dos serviços aumentou após a divulgação de dados que reforçaram uma possível estabilização do número de casos da Covid, especialmente em Maceió. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel/AL) disse que o setor está pronto para a retomada.

“Assim como taxas das semanas epidemiológica divulgadas pelos governantes, o setor está em declínio. Mais do que nunca, a Abrasel cobra o avanço do protocolo sanitário de distanciamento social controlado. Os associados estão prontos e seguros da responsabilidade de cada um diante dos resultados positivos que precisarão continuar a crescer com o avanço de fase. A entidade espera que os governantes retribuam, agora, toda a contribuição que receberam da Abrasel. A retomada se faz necessária para que não haja um colapso na rede de bares e restaurantes”, declara a Abrasel.

Caso seja confirmado o avanço de fases, também deverá ser permitida a reabertura de shoppings centers, galerias e centros comerciais, além de igrejas e templos religiosos, que poderão atender a uma demanda maior da estipulada na fase laranja. Poderão voltar a funcionar, ainda, bares e restaurantes com 50% da capacidade, além do transporte intermunicipal e turístico, com o mesmo percentual.

Os shoppings de Maceió, por exemplo, começaram a testar seus funcionários e adotaram protocolo sanitário para evitar a proliferação da Covid-19. Os empresários alagoanos apostam que esta semana será decisiva para o setor produtivo, uma nova etapa de distanciamento social, que sai da fase amarela, iniciada em Maceió no último dia 3.

Por Regina Carvalho | Portal Gazetaweb.com

FOTO: Arquivo/Gazeta de Alagoas