Menos de 24 horas depois do resgate da baleia que passou mais de um dia encalhada na Praia de Carro Quebrado, em Barra de Santo Antônio, um animal aparentemente da mesma espécie e do mesmo tamanho apareceu morto na região, com marcas de sangue. O Instituto Biota de Conservação foi acionado, mas ainda não confirmou se trata do mesmo mamífero.

De acordo com o Biota, uma equipe já foi deslocada para realizar a necropsia e identificar a causa da morte da baleia. Mais cedo, o Instituto havia comunicado à imprensa que um grupo esteve na praia para monitorar o trecho entre Maceió e Barra de Santo Antônio.

Ontem, uma Baleia-fin (Balaenoptera physalus), com mais ou menos 13 metros de comprimento, foi reintroduzida ao mar sob aplausos e gritos de comemoração da equipe do Biota e de voluntários. O mamífero estava debilitado, magro e com diversas escoriações pelo corpo.

A baleia foi examinada pela equipe veterinária e foi medicada. Ela foi mantida umedecida durante a manhã e a tarde de ontem para evitar a descamação da pele.

TNH1.COM

Cortesia/Instituto Biota de Conservação