Neste sábado (25), a unidade do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), em Maceió, funcionará em horário reduzido para a doação de sangue, sendo das 8h às 14h.

Durante a tarde, o prédio passará por uma dedetização que acontece anualmente. No período, o órgão funcionará internamente apenas no atendimento de casos especiais, como o encaminhamento de hemocomponentes às maternidades e hospitais, além do atendimento de pacientes hematológicos, que necessitam de atendimento médico emergencial.

A unidade volta a reabrir no horário normal na próxima segunda-feira (27), com atendimento habitual das 7h às 18h.

Coronavírus

Os voluntários que contraíram o novo coronavírus (Covid-19) só podem doar sangue 30 dias após a recuperação da doença. Já àqueles que tiveram contato com pessoas que adoeceram, ficam autorizados à doação após 14 dias, caso não apresentem os sintomas compatíveis aos do vírus.

O impedimento momentâneo foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS). A medida foi adotada como precaução, uma vez que não está comprovado que o novo coronavírus é transmitido pelo sangue.

*Com informações da assessoria da SESAU.

Por Paula Berle* | Portal Gazetaweb.com

FOTO: Ascom/Sesau