Em quatro terminais de ônibus de Maceió (AL) e em outros oito de Aracaju (SE), trabalhadores do sistema de transporte estarão realizando medições de temperatura dos passageiros e aspergindo álcool nas mãos, a partir desta terça-feita (28), com o objetivo de reforçar a proteção contra o novo coronavírus.

Desde o surgimento da pandemia do coronavírus, o setor de transporte público coletivo tem feito diversas ações para dar segurança aos passageiros e trabalhadores da área. Medidas preventivas foram desenvolvidas nos Terminais de Integração e nos ônibus para evitar que a Covid-19 atinja mais pessoas, e, diante da movimentação de retomada de alguns setores, as empresas do transporte urbano dão mais um reforço nas ações a partir desta terça-feira.

A atuação das equipes das empresas de ônibus para medição de temperatura será, especialmente, nos horários de maior movimentação nos terminais. A campanha de prevenção, que é uma iniciativa da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe (Fetralse), do Projeto Ambiental Despoluir e das empresas de ônibus dos dois Estados, conta, ainda, com totens informativos em todos os terminais, cartazes internos nos ônibus e adesivação em grande parte dos veículos da frota com a mensagem: Use a máscara! Tal mensagem já estava sendo divulgada nos letreiros dos ônibus e continuará.

Outras medidas adotadas pelas empresas nos Terminais de Integração permanecem, como a disposição de lavatórios externos com sabão líquido e papel – incentivando as pessoas a lavarem sempre as mãos; a disposição de álcool em gel nas guaritas; a limpeza diária com higienização frequente durante o dia – inclusive com o uso de aparelhos vaporizadores; a disponibilização de orientadores de embarque conscientizando sobre o distanciamento nas filas e evitar as aglomerações no embarque e desembarque; como também, o incentivo ao uso do cartão eletrônico – para evitar a contaminação com o uso de dinheiro.

O presidente da Fetralse, Alberto Almeida, comenta que, além das ações combativas diárias, a melhor proteção, nesse momento tão delicado para o mundo, é a informação.

“Nossas ações contra a Covid-19 nunca pararam. Sempre instruímos em relação ao embarque e desembarque, sobre o motivo do cartão ser mais seguro que o dinheiro, além da limpeza rotineira dos veículos e terminais, dentre outras ações. Mas acreditamos que, quanto mais insistimos em oferecer informações e meios para proteger os passageiros e os rodoviários, mais fortes todos estaremos no combate contra o coronavírus”, diz.

A nova campanha de prevenção deve durar três semanas.

Por Marcela dos Anjos com assessoria \ GAZETAWEB.COM

FOTO: cortesia