Na manhã desta quinta-feira (20), o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), por meio do Gerenciamento Costeiro (Gerco), esteve em uma reunião com a Colônia de Pescadores Z1 para definir ações que serão feitas em preparação ao retorno gradual das atividades dos jangadeiros e visitantes na área recifal da Pajuçara durante o próximo verão. A reunião definiu que neste sábado (22), será feita a verificação dos pontos de fundeio, cabos e bóias de amarração.

Mais de 120 jangadeiros vão ser uniformizados e as jangadas ganharão identificação, essas ações tendem a facilitar o monitoramento e controle de associados. Ainda, pode haver troca e reposição desses materias que são instalados para evitar que âncoras e restos de alimentos sejam jogados sob os corais.

“O IMA já há muito tempo vem apoiando e trabalhando em parceria com a Z1 na organização dos passeios à piscina e no ordenamento do fundeio de embarcações lá na área recifal, porque os bancos de recifes são protegidos por legislação ambiental” explica Ricardo César, Coordenador do Gerenciamento Costeiro do Instituto.

Em uma data a ser marcada pela Gerco e a Colônia, os jangadeiros associados vão receber uma capacitação para saber quais atitudes devem ser seguidas nesses locais que são frágeis e sensíveis aos impactos físicos. Como também vão receber orientações sobre o coral-sol, espécie invasora que está ocorrendo no litoral alagoano, assim os jangadeiros serão os principais parceiros no monitoramento desses organismos marinhos.

“Vamos apresentar fotografias do coral-sol e explicar como proceder ao encontrar essa espécie, comunicando aos órgãos ambientais, pegando a localização, para que medidas de retirada sejam realizadas. Pois é uma espécie que danifica muito os nossos recifes e pode usar o nosso substrato recifal para se proliferar matando os recifes”, relata Ricardo César.

CADA MINUTO \ *com Assessoria

Foto: Assessoria