A oito dias do fim do prazo para as convenções partidárias, a cúpula do PSDB de Arapiraca, por meio do presidente Moacir Neto, tenta sem sucesso retirar a legenda da base de apoio da prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos).

O grupo de resistência dentro do ninho tucano em Arapiraca é formado pelos vereadores Fabiano Leão, Pablo Fênix, Sérgio do Sindicato, Edvânio do Zé Baixinho, Aurélia Fernandes, Graça Lisboa, Fábio Rogério e Moisés Machado.

Antes devotos de Rogério Teófilo, com seu falecimento, os vereadores logo procuraram outro abrigo debaixo das asas da mais ferrenha opositora da gestão tucana em Arapiraca.

Assim como ocorre em Maceió, onde PSDB trava uma queda-de-braço sobre apoio a João Henrique Caldas, o JHC, filiado ao PSB, os oito vereadores tucanos arapiraquenses mostram que o efeito Rodrigo Cunha também faz estragos internos na Capital do Agreste.

Eles não escondem agora possuir uma devoção extrema a quem está no poder, deixando de lado a ideologia partidária para, de forma desesperada, tentar salvar seus mandatos na Câmara Municipal.

Essa resistência tem sido a maior dificuldade para o PSDB lançar candidato a prefeito na cidade, assim como na capital, contrariando resolução da cúpula nacional que estabelece candidatura própria nas cidades com mais de 100 mil habitantes em todo o país.

Em Maceió, sob o aval do senador Rodrigo Cunha, os tucanos abdicaram de um nome próprio para apoiar JHC, já pensando em 2022, o que está provocando uma divisão jamais vista no PSDB em Alagoas e cujos desdobramentos ainda são imprevisíveis.

COADJUVANTE

Na Capital do Agreste, o efeito Rodrigo Cunha também leva o partido para um dilema político que confunde a cabeça do eleitor e enfraquece ainda mais a legenda, que deixa o protagonismo para ser um mero coadjuvante na eleição em Arapiraca.

À reportagem da Tribuna Independente o senador Rodrigo Cunha afirma que o cenário ainda está em aberto.

“A prematura morte de Rogério Teófilo surpreendeu a todos, e agora estamos conversando para viabilizar o caminho que melhor atenda o povo e a cidade de Arapiraca. Essas conversas ainda estão em curso. Na semana passada estive com Moacir Teófilo, presidente do PSDB municipal, e seguimos dialogando”, resume Rodrigo Cunha.

A eleição de 15 de novembro em Arapiraca ainda tem como pré-candidaturas definidas os advogados Hector Martins (Cidadania) e Cláudio Canuto (Patriota); do empresário Jorge da Farmácia (Avante) e do líder comunitário Lindomar Ferreira (PSOL), que até o momento seguem mantidas. Pelo MDB, tanto podem ser candidatos o atual vice-governador Luciano Barbosa quanto o deputado estadual Ricardo Nezinho. Já o PP pode lançar Tarcizo Freire.

Fonte: Tribuna Independente / Davi Salsa – Sucursal Arapiraca

(Foto: Edilson Omena / Arquivo)