A possibilidade de aliança do PDT e PSB em Maceió, que só deve se confirmar no próximo dia 16, quando o nome do deputado federal João Henrique Caldas, o JHC, será aprovado como candidato a prefeito da capital do estado tem gerado insatisfação interna no partido do finado Leonel Brizola.

O principal nome para ocupar o espaço de vice de JHC é o do ex-governador Ronaldo Lessa que, até o momento, garante que nada está definido e demonstra tranquilidade com a possibilidade de aliança. Aliás, esse também é o tom da ex-prefeita de Maceió Kátia Born, que deixou o PSB após disputa interna com o JHC.

À Tribuna, ela não explicitou apoio nem rejeição à unidade com JHC. “Há um sentimento no PDT em relação à candidatura de Ronaldo Lessa, mas acompanharemos nosso líder no caminho que ele e o partido decidirem”.

O acordo que pode rifar a candidatura a prefeito de Ronaldo Lessa é nacional entre o PDT e o PSB, em prol de um projeto que visa a eleição de Ciro Gomes para presidente em 2022.

À reportagem, um filiado do partido que preferiu não se identificar, informou que a aliança está praticamente acordada, com “90% de chance de acontecer”, mas que isso desagradou a militância do PDT, exatamente por conta do problema do JHC com a Kátia, o que fez na época muitos filiados do PSB deixar o partido.

“A militância está p***, muito difícil a militância ir. Porque o JHC traiu uma parte do PDT, que saíram do PSB por causa dele”, lembra o filiado.

Questionado se outro nome poderia ser o vice de JHC ao invés de Ronaldo Lessa, a exemplo do ex-deputado estadual Judson Cabral, o filiado garante que ele “não quer ser o vice, e o PSB quer o Ronaldo”.

Em recente contato com a reportagem da Tribuna Independente, Ronaldo falou sobre a possibilidade de ser vice na chapa de JHC, e garantiu que “o martelo ainda não foi batido”, se referindo a possível aliança com o PSB.

Além do PDT, o PSDB é outro partido que pode indicar o vice de JHC para a eleição deste ano à Prefeitura de Maceió.

Fonte: Tribuna Independente / Carlos Victor Costa

(Foto: Sandro Lima / Arquivo)