A Polícia Federal cumpre hoje 278 mandados de busca e apreensão e 76 de prisão temporária na Operação S.O.S., que apura desvios na Saúde no Pará. O governador Helder Barbalho pe alvo da investigação, mas segundo a polícia, não há mandado de prisão contra ele.

A operação S.O.S. acontece nas cidades de Belém, Capanema, Salinópolis, Peixe-Boi, Benevides, todas no Pará; Goiânia (GO), além de Araçatuba e outras cidades em São Paulo.

De acordo com a GloboNews, o secretário de Transportes do Pará, Antônio de Pádua, e o chefe da Casa Civil, Parsifal Pontes, foram presos.

Os alvos da ação integrariam uma suposta organização criminosa dedicada a desvios de recursos da Saúde destinados a contratação de organizações sociais para gestão de hospitais públicos no estado. Entre eles, os hospitais de campanha construídos durante a pandemia do coronavírus.

Os contratos investigados são do período de agosto de 2019 a maio de 2020. Segundo a investigação, 12 contratos teriam sido firmados entre o governo do Pará e organizações sociais ligadas ao grupo investigado, no valor de R$ 1,28 bilhão.

A operação é um braço de outra operação que a PF realiza na manhã de hoje em São Paulo, também contra desvios na área da saúde.

TNH1.COM

FOTO: Marcos Corrêa/PR