Sem muita aglomeração, abraços, beijos e contato físico. É assim que as escolas estão comemorando o Dia das Crianças em tempos de pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). E uma das formas encontradas por muitas instituições foi à comemoração em formato drive thru.

Ou seja, as crianças iam até o local com os responsáveis pegavam seus presentes, guloseimas, lanches sem sair do veículo. E até mesmo a pé, porém sem ficar no local para não gerar aglomerações.

Heline Pereira, coordenadora pedagógica da Colégio Rui Barbosa, localizada no bairro do Clima Bom I, parte alta de Maceió, diz que mesmo nesse novo formato é importante que os alunos se sintam acolhidos. “O acolhimento é muito importante, ainda mais em um momento como este. Mesmo que não seja de forma presencial as crianças devem sentir acolhidas. E temos que fazer para proteger a saúde emocional delas. Assim, quando elas voltarem as suas rotinas normais estarão saudáveis mentalmente’’, comenta.

A coordenadora pedagógica conta que o maior desafio em fazer essa ação é relacionadas às atividades dos pais. ‘As crianças maiores conseguem vir sozinhas, mas as menores precisam dos responsáveis e muitos estão no trabalho ou até mesmo não tem condições de virem. Porém, a ação de todo modo foi um sucesso – entre os alunos do turno matutino e vespertino estiveram presentes em torno de 100, entre idade de 2 a 16 anos’’.

Para a atendente, Cassiane Rocha Lira, mãe do pequeno Rinaldo Lira de Amorim, 5 anos de idade, aluno da escola, que até solicitou uma fantasia para usar no evento, mesmo sendo em um formato diferente e simples, a ação é importante para as crianças. “É ótimo porque as crianças estão em casa o tempo todo. E elas perguntam sobre o retorno, sobre a escola, pois era uma rotina para elas’’.

Cassiane também comenta que mesmo com tão pequeno o filho pergunta se voltar para a escola vai pegar Covid-19. “Eles também sentem esse medo. Além disso, tem a preocupação com a máscara porque para as crianças será complicado ficar com elas no rosto o tempo todo. Se elas aulas voltassem – eu não me sentiria a vontade ou preparada para trazer ele. Inclusive, acho um absurdo sem vacina ter toda essa flexibilização que praticamente abriu tudo e bem próximo às eleições né? Ficamos seis meses com tudo parado e reabre assim. Por mim, nem era para acontecer às eleições, deveria ser adiada até pelo menos janeiro de 2021 ou quando tivesse uma vacina’’, questiona

Contação de história foi realizado via lives em comemoração ao mês das Crianças em escola estadual

Já na Escola Estadual Maria Rita Lyra de Almeida, a coordenadora pedagógica, Martha Sany Silva dos Santos Acassio, explica que no ensino remoto a instituição está trabalhando com temas geradores e neste mês de outubro foi definido o tema: Conectados nos livros digitais, a escola Rita Lyra, lê e viaja no mundo remoto. E já voltado para as comemorações do Dia das Crianças. ‘’Assim, propomos duas lives de contação de histórias com convidados, transmitidas pelo Facebook, que ocorreram nós dias 06 e 08 de outubro. Durante as atividades pelo whatsapp, os professores promoveram brincadeiras e atividades lúdicas com base nos livros dos autores estudados’’.

Além disso, a coordenadora pedagógica conta que nos dias 13 e 14 das 09 às 11h a escola irá fazer a entrega de guloseimas e um kit de material escolar (este kit é devido às necessidades do ensino remoto). No dia 13, a entrega será para os alunos dos 1°, 2° e 3° anos, dia 14 para os alunos dos 4° e 5°anos.

‘’No dia 14, a proposta é que façamos uma pequena homenagem aos professores com entrega de lembrancinhas e logo depois iremos fazer uma carreata nas medicações da escola com nossos carros enfeitados para passar um pouquinho do nosso carinho a nossas crianças e a comunidade’’, conta Martha acrescentando que a ação produzida com toda a equipe da escola: direção: Chiara Campos, direção Adjunta: Jucedy Oliveira, articuladora: Maria Aparecida coordenadores: Aline, Lúcia e Martha, apoio Pedagógico: Salésia Ramos e professores. ‘todos seguindo os protocolos de segurança conyra a Covid-19’’

SOLIDARIEDADE

Algumas instituições de caridade também estão com ações remotas voltadas para o Dia das Crianças, como é o caso do instituto Amigos da Sopa. De acordo com Tibério Jorge fundador da entidade, serão cerca de 500 crianças beneficiadas.

‘’Já estamos nos preparando para presentear mais de 500 crianças de comunidades carentes de Maceió, no dia 11 de outubro, que será domingo. Esse ano devido à pandemia, os presentes serão entregues utilizando o sistema “pegue e leve”, no qual a criança receberá o kit lanche e o presente e em seguida será liberada. O mais importante é o gesto de solidariedade que levará alegria para crianças’’, ressalta Tibério Jorge.

Quem quiser colaborar com as ações dos Amigos da Sopa, basta entrar em contato pelos números 9.9341-1960 ou 3432-4959 ou através das redes sociais que uma equipe combina de ir buscar o material caso o colaborador não possa levar até a sede.

Fonte: Tribuna Hoje / Lucas França
(Foto: Edilson Omena)