Uma marcação de consultas e exames de forma mais ágil e eficaz, queda no número de usuários faltosos aos procedimentos e análise das demandas dos usuários por parte da gestão. Estes são alguns aspectos abrangidos pela Portaria Nº. 081, publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (4), que institui o fim do Complexo Regulador Assistencial de Maceió (Cora). Com isso, a as atribuições do antigo complexo passam a ser absorvidas pelo Centro de Gestão Integrada da Saúde (Cegis) e serão executadas pelo novo sistema de marcação da Secretaria Municipal de Saúde, o Sistema Regulador de Gestão (SGR).

A solução já está implantada no 2º Centro de Saúde Diógenes Jucá Bernardes Netto, localizado no Poço, e no Centro de Especialidades Eliane Machado, no Centro. Em funcionamento desde agosto, o sistema já apresentou melhorias significativas na assistência aos pacientes.

A novidade substitui o Cora e faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa de Modernização da Saúde. Esta ação integra o planejamento estratégico da SMS, que, entre outras ações, vem trabalhando com alternativas ao Sistema de Regulação (SISREG), fornecido pelo Ministério da Saúde.

“Esta atividade vem sendo estudada e trabalhada há mais de um ano entre a SMS e a Indra e depois de muito estudo com diversos setores, a solução está em fase de implantação demonstrando resultados expressivos”, disse Andréa do Amaral, gerente de Operações da Indra, empresa responsável pela gestão da marcação de procedimentos da SMS.

Para o secretário José Thomaz Nonô, os resultados já obtidos pelo novo sistema mostram os benefícios tanto para a população como para a gestão. “Nós trabalhamos durante esses anos para ampliar o número de procedimentos ofertados para os usuários do Sistema Único de Maceió e a cada ano vemos essa evolução. Com o novo sistema esse processo será ainda mais eficaz”, afirmou.

Entre os resultados obtidos estão a melhoria nos indicadores de saúde, como a otimização do tempo de marcação, reduzindo em média 50% do tempo com relação ao sistema anterior, fim das filas nas unidades, pois os pacientes recebem a marcação por ligação ou WhatsApp, redução da falta dos usuários de 80% para 45%, mesmo com a pandemia, e visão integrada do mapa de ofertas, necessidades, filas e produtividade em tempo real.

Para completar o fluxo total de atendimento, o sistema irá incorporar questões envolvendo a gestão hospitalar, controle, avaliação e auditoria e financeiro.

TNH1.COM