O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) realiza, na manhã desta quinta-feira (5), um ato em defesa da Educação Pública de Maceió. A ação, chamada de ‘Dia E: Em Defesa da Educação Pública de Maceió e Pela Valorização dos/as Trabalhadores/as da Educação’, acontece das 8h às 12h, na Praça Deodoro, no centro da cidade. Na ocasião, também será entregue uma carta de compromisso para os candidatos a prefeito de Maceió.

O dia será, também, de paralisação na rede municipal de Educação de Maceió e terá panfletagem e manifesto.

De acordo com a presidenta do Sinteal, Consuelo Correia, a iniciativa tem o objetivo de dialogar com a população sobre a situação em que está a educação pública. “A população precisa tomar conhecimento de como está sendo tratada a educação pública e os trabalhadores e trabalhadoras que fazem a escola no dia a dia. O descaso da gestão é prejudicial a toda a população”.

Com a ideia de ser propositivo, o sindicato preparou uma carta compromisso, para que os candidatos à eleição, que acontece no próximo dia 15, deixem claro para a população se pretendem priorizar a educação pública com ações concretas. “Entramos em contato com a equipe de todos os candidatos e candidatas e fizemos o convite, esperamos que eles compareçam à ação e assinem a carta, garantindo à população que estão dispostos a trabalhar pela educação pública”, disse Consuelo.

Consciente de que a pandemia não acabou e é preciso manter a cautela, a organização garante que todos os protocolos de segurança serão seguidos à risca. A atividade vai acontecer ao ar livre, com uso obrigatório de máscaras, terá álcool em gel no local para higienização das mãos e será observado o distanciamento social, evitando-se aglomerações.

Por Greyce Bernardino, com assessoria \ GAZETAWEB.COM

FOTO: Divulgação