O sonho de voltar à Série A pode se concretizar nesta quinta (29). O CSA entra em campo, às 21h30, para encarar o Náutico nos Aflitos. Desde quarta-feira à noite a delegação azulina está em Recife. A partida tem importância histórica para o clube. Se vencer na casa do Timbu, e o Juventude tropeçar (empatar ou perder) no Guarani, o Azulão volta à elite do futebol brasileiro. A equipe alagoana tem 57 pontos e ocupa a quinta posição da tabela.

O técnico Mozart não conta com dois titulares. Suspensos, o zagueiro Luciano Castán e o atacante Rodrigo Pimpão não atuam. Rodolfo Filemon deve entrar na zaga e, no ataque, Pedro Júnior é o mais cotado, até porque Rafael Bilu não foi bem na partida de terça contra o Moto Club.

A provável escalação do CSA tem: Matheus Mendes; Norberto (Rafinha), Cléberson, Rodolfo Filemon e Diego Renan; Geovane, Yago e Nadson; Gabriel, Pedro Júnior e Paulo Sérgio.

“Eu tenho que dar o meu melhor. Não sei se é o jogo mais importante da minha carreira, que não é tão extensa como treinador, tenho só oito anos, mas vivenciei algumas coisas já. Com certeza é um jogo muito importante, não só pra mim, mas para o clube, para os atletas, para a cidade. Nós sabemos da responsabilidade e vamos nos preparar da melhor maneira possível. Tentar fazer nossa parte, que é o principal. A gente vai lá, sabendo que o Náutico em casa é muito forte. Precisamos vencer o nosso jogo e deixar na mão de Deus a partida em Campinas”, exaltou o técnico Mozart.

Um trio do Rio de Janeiro comanda o jogo Náutico x CSA. O árbitro será Wagner do Nascimento Magalhães, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Carlos Henrique Alves de Lima Filho.

Fora de casa, a campanha do time gaúcho pode aumentar o otimismo dos azulinos. O Juventude perdeu os últimos cinco jogos como visitante”, contra Avaí, Brasil de Pelotas, Cuiabá, Operário-PR e Vitória. Nessa série, sofreu 12 gols e marcou apenas três. Venceu pela última vez fora de casa no dia 12 de dezembro, contra o Confiança, por 1×0.

O time gaúcho tem a 9ª colocação como visitante, com 19 pontos e aproveitamento de 35,1%. Por outro lado, o CSA também não vai bem fora de casa. É apenas o 12º, com 18 pontos e aproveitamento de 33,3%. Assim, o time vai precisa se superar também para bater o Náutico nos Aflitos. O Azulão, pelo menos, venceu o último confronto como visitante, por 3 a 1, contra o Botafogo-SP.

“Os jogadores estão fazendo o que eles têm que fazer, estão dando o máximo, se entregam o tempo todo e, quando o resultado não acontece, eu tenho a obrigação de assumir a responsabilidade e obrigação de preparar para a próxima partida. Temos o Náutico pela frente, um adversário difícil, na casa deles. Nós temos que acreditar que o Juventude não vai ganhar o jogo dele, e nós temos que fazer a nossa parte que é ganhar o nosso”.
Timbu quer “guerra” com Azulão na partida decisiva nos Aflitos

Mesmo que o Juventude dependa somente de si para subir também vale conferir o que pode acontecer no confronto do CSA contra o Náutico. Os alagoanos brigam pela última vaga na Série A com o Verdão e encaram os pernambucanos no estádio dos Aflitos, em Recife. O técnico Hélio dos Anjos, do Náutico, garantiu encarar a partida com seriedade máxima para terminar o campeonato com vitória.

“Chegamos muito bem. Eu não tenho nenhum jogador com problema. Nós estamos totalmente envolvidos em finalizar o campeonato de forma positiva e manter a invencibilidade em casa. Sob o meu comando não perdemos nenhum jogo em casa. Sabemos da responsabilidade. Não existe fim de festa no futebol. Faremos nosso trabalho da melhor forma possível. Para vencer o Náutico, o CSA vai ter que trabalhar muito. Nós estamos totalmente envolvidos, porque sofremos muito”.

Após o empate na penúltima rodada, em 0x0, o Náutico garantiu matematicamente a permanência na Série B, sem riscos de rebaixamento. Essa recuperação começou após a chegada de Hélio dos Anjos. Segundo o treinador, ele encontrou um cenário de muitas dificuldades:

“Foi muita tensão. O Náutico é muito grande para passar o que passou. Quando chegamos o náutico tinha 87% de chances de queda. Nós estávamos sete pontos do primeiro time fora da zona. Estamos indo para última rodada garantidos na Série B. Procuramos recuperar jogadores e revitalizar a equipe. Estamos aliviados e queremos conquistar um resultado no último jogo”.

Hélio dos Anjos também garantiu que o Náutico entrará em campo para vencer o CSA pela rivalidade existente no futebol nordestino. “Qualquer jogo, Pernambuco e Alagoas é guerra. Qualquer jogo. Não foi simples o jogo do Náutico com o CSA, lá. Eu não estava presente ainda. A Copa Nordeste é um dos grandes campeonatos do país devido à rivalidade. A rivalidade é um ponto fundamental e importante para esse jogo contra o CSA”.

Fonte: Tribuna Independente

(Foto: Ascom/CSA)