Após um surto de Covid-19, que atingiu 16 jogadores e outros 11 funcionários do clube, o Corinthians vai tentando retornar à normalidade dentro e fora de campo.

Nos últimos dias, além de 14 atletas, voltaram ao dia a dia do Corinthians os dois principais responsáveis por comandar o departamento de futebol do clube: o diretor Roberto de Andrade e o gerente Alessandro Nunes.

A dupla estava afastada das atividades do Timão desde o dia 2 de março.

Alessandro já esteve com a delegação corintiana no jogo do último domingo, contra o São Caetano, e viajou para Pernambuco, onde a equipe enfrenta o Salgueiro, nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil. Já Roberto de Andrade, apesar de livre do vírus, tem retomado a rotina paulatinamente – ele tem 62 anos e faz parte do grupo de risco da Covid-19.

A ausência dos cartolas não paralisou o departamento, mas fez com que algumas medidas e decisões fossem postergadas.

As principais negociações que podem ser destravadas com a volta da dupla são as de Jemerson, Cazares e Otero. Os três, todos com 28 anos atualmente, têm contrato com o Corinthians apenas até o meio da temporada.

Cazares é quem possui conversas mais avançadas para permanecer. O camisa 10 encaminhou uma renovação contratual por três anos.

Os representantes de Otero também já abriram negociação com o clube, mas o acerto não está tão encaminhado.

Já Jemerson ainda espera uma proposta alvinegra. O zagueiro está na mira do Atlético-MG, mas quer primeiro ouvir o que o Timão tem a oferecer. Ciente da concorrência, a diretoria corintiana promete não entrar em leilão e admite a saída do defensor, que chegou ao clube no fim de 2020 e até agora disputou 11 partidas.

Além destas questões e de outras situações do dia a dia, o Corinthians precisa definir o futuro de cinco jogadores que não estão nos planos do técnico Vagner Mancini. São eles: Michel Macedo, Everaldo, Fessin, André Luís e Matheus Jesus.

Na ausência de Alessandro e Roberto de Andrade, o presidente Duilio Monteiro Alves assumiu o controle do futebol. A rotina do departamento foi alterada também pela ausência de outros profissionais, como o supervisor André Dias, responsável por organizar a logística do clube, e membros da comissão técnica de Vagner Mancini, como auxiliar, observador e preparador de goleiros.

Dos jogadores que testaram positivo para Covid-19, apenas o volante Roni e o atacante André Luís ainda não se reapresentaram ao clube.

Após o surto de coronavírus, o Corinthians endureceu as medidas de prevenção ao contágio e teve de reformular o departamento médico, que perdeu Julio Stacanti, afastado temporariamente após internação, e Ivan Grava, que se demitiu após divergências com a diretoria.

Globoesporte.com
Rodrigo Coca / Ag.Corinthians