O ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira, se filiou no Podemos na última quarta-feira (14) e pretende disputar uma das nove cadeiras que Alagoas possui na Câmara dos Deputados.

“Estou preparando minha candidatura à Câmara dos Deputados. Teremos chapas atraentes e competitivas para deputado federal e, também, estadual”, adianta Rui Palmeira à Tribuna Independente.

Após 13 anos de PSDB, o ex-prefeito de Maceió ficou um ano sem legenda. Sua saída d legenda tucana se deu por divergências com o senador Rodrigo Cunha sobre como o partido deveria se portar nas eleições municipais de 2020. O senador, que preside a legenda em Alagoas, optava por compor com JHC (PSB), enquanto o então prefeito da capital alagoana defendia um nome próprio do partido.

Na queda de braço interna, Rodrigo Cunha venceu e Rui Palmeira acabou por deixar a legenda. Com ele, toda a bancada do PSDB na Câmara Municipal – Eduardo Canuto, Kelmann Vieira e José Márcio Filho. Em 2018, o ex-prefeito da capital apoiou para sua sucessão o ex-procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar (MDB), numa aliança – para muitos inesperada – com o governador Renan Filho (MDB).

Apesar de nunca ter dado certeza – apenas expressou vontade –, caso Alfredo vencesse as eleições em Maceió, Rui Palmeira deveria ser o nome do “grupo” para disputar a sucessão de Renan Filho.

O Podemos e um partido sem grande expressão nacional, com 13 deputados federais e oito senadores. Contudo, é a legenda dos aliados mais próximos a Rui Palmeira, já que Eduardo Canuto e Kelmann Vieira ingressaram no partido. Além de Tácio Melo, presidente estadual da legenda e indicado pelo ex-prefeito de Maceió para compor a chapa com Alfredo Gaspar.

Outro fator que motivou sua escolha, segundo ele mesmo à Tribuna Independente, é que “o Podemos é um partido que está longa da polarização extrema-direita x extrema-esquerda e tem excelentes quadros em nível nacional e local”.

Em Maceió, o Podemos elegeu três vereadores nas eleições de 2020: Eduardo Canuto, Kelmann Vieira e João Gabriel, conhecido como Joãozinho.

A filiação de Rui Palmeira ocorreu em Brasília, ao lado da presidente nacional da legenda, a deputada federal Renata Abreu.

“A Família Podemos recebe de braços abertos o ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira, importante liderança do Estado do Alagoas. Palmeira transformou a capital durante sua gestão. Só temos a lhe agradecer por ter aceitado o nosso convite para integrar nosso time”, publicou a parlamentar em suas redes sociais.

TRIBUNA HOJE
(Foto: Edilson Omena/arquivo)