Em 2020, segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, foram registradas 105.821 denúncias de violência contra a mulher nas plataformas do Ligue 180 e do Disque 100, relatório divulgado em março de 2021. A pandemia de Covid-19 foi um dos fatores que provocaram aumento da violência doméstica contra as mulheres no Brasil em 2020, afirmou a ministra Damares Alves.

Visando combater esse triste cenário, a empresária Uliana Ferreira criou a comunidade “A Dona do Negócio” com o objetivo de usar o empreendedorismo como ferramenta de libertação, além de uma oportunidade para empresárias que podem colaborar e têm vontade de ampliar e compartilhar os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo como gestoras dos seus negócios com mulheres que precisam de ajuda.

Ao optar por fazer parte da comunidade, cada embaixadora, como são chamadas as participantes, estará doando uma plataforma de ensino empreendedor e podem acompanhar outras mulheres que estejam cadastradas em ONGs parceiras, como a Ame, organização que acolhe mulheres vítimas de violência.

Mentora de negócios e empresária há mais de 10 anos, Uliana Ferreira viu no projeto a possibilidade de favorecer mulheres que já possuam algum tipo de negócio ou buscam empreender como fonte de renda, e estão em situação de vulnerabilidade social, o que, de outro modo, elas talvez nunca tivessem acesso.

“O objetivo do projeto é fazer com que as empresárias do Brasil se unam e compartilhem conhecimento entre si e com o próximo. Além de fortalecer o networking e parceria entre os negócios, podemos ajudar com conhecimento doando acompanhamento e uma plataforma de conhecimento para empreendedoras em situação de vulnerabilidade”, contou Uliana.

Para a mentora, o projeto é uma grande aposta, já que a comunidade deve gerar reflexos positivos que vão além da melhoria na vida dessas mulheres. “Este é o projeto mais importante da minha vida, justamente pelo fato da gente cooperativar, estarmos juntas, dando as mãos, nesse momento tão difícil, dividindo o conhecimento que, muitas vezes, precisa de grande investimento para se ter acesso. Dentro da rede, vamos colaborar umas com as outras e trocar esse conhecimento, além de dividi-lo com a comunidade, desenvolvendo a economia local e gerando um impacto na economia regional e na economia do país”.

Uma curiosidade é que o nome do projeto foi baseado na novela de Walcyr Carrasco, A Dona do Pedaço. “Me identifiquei muito com a personagem Maria da Paz; sei que, assim como eu, outras empresárias se viram representadas pela força da personagem e sua capacidade de dar a volta por cima, e é isso que eu quero trazer para esse novo projeto e para as mulheres envolvidas”, confessou.

As empresárias que desejam participar da comunidade podem encontrar todos os detalhes no instagram @ulianaferreira, no site da comunidade https://bit.ly/donadonegocioof ou pelo whatsapp 82 99661-4956.

GAZETAWEB.COM \ Izabelle Freitas com assessoria

FOTO: Uliana Ferreira/Reprodução