Até esta sexta-feira (11), Alagoas já vacinou 351.183 pessoas das 831.466 que integram o público-alvo da primeira e segunda fases da Campanha de Vacinação contra a Influenza, iniciada no dia 5 de maio e que vai até a próxima quinta-feira (17). Isso significa que, das crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), professores e idosos com 60 anos ou mais, 42.24% já compareceram aos postos de vacinação.

Com isso, 47.76% das pessoas preconizadas ainda faltam se vacinar, uma vez que a meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS), é atingir uma cobertura mínima de 90%. Com relação à população indígena alagoana, o índice dos imunizados corresponde a 60.17%, uma vez que dos 12.964 índios que devem ser contemplados, 7.800 já compareceram aos postos de vacinação.

Segundo dados do PNI, dos 102 municípios alagoanos, os cinco com as maiores coberturas vacinais, nas duas fases da Campanha de Vacinação contra a Influenza, são Chã Preta (99,37%), Paulo Jacinto (92,16%), Batalha (90,55%), Coité do Nóia (76,71%) e Quebrangulo (74,85%). Já os cinco com as menores coberturas, são Capela (19,01%), Pão de Açúcar (23,29%), Maragogi (25,33%), Campestre (29,01%) e Flexeiras (29,20%).

Alerta – Apesar de Alagoas está em plena fase restritiva em razão da pandemia da Covid-19 e, mesmo sem ter registrado nenhum caso de Influenza este ano, a assessora do PNI em Alagoas, Rafaela Siqueira, alerta que os integrantes do público-alvo da Campanha de Vacinação contra a Influenza não devem deixar de se imunizar. Isso porque, segundo ela, a doença é tão grave quanto a provocada pelo novo coronavírus, podendo ocasionar hospitalizações e óbitos.

“Apelamos para que os integrantes do público-alvo procurem os postos de vacinação mais próximos de suas residências, nos 102 municípios alagoanos, portando o cartão de vacinação. É importante ressaltar que a Influenza é um vírus tão perigoso quanto o da Covid-19, que causa síndrome respiratória aguda grave e pode matar”, alertou Rafaela Siqueira, ao ressaltar que, primeiro, é necessário se vacinar contra a Covid-19 e, 14 dias depois, deve-se retornar ao posto de saúde para receber a dose da vacina contra a Influenza, que é contraindicada, apenas, para quem tem histórico de alergia ao ovo de galinha.

Última Etapa – A terceira e última etapa Campanha de Vacinação contra a Influenza 2021, será iniciada no dia 18 de junho e vai até 9 de julho. A meta é vacinar pelo menos 90% dos 353.741 alagoanos com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do Sistema Prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Indígenas e Crianças – É importante ressaltar que, no caso das crianças com seis meses até menores de seis anos que irão tomar a vacina contra a Influenza pela primeira vez, o esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de 30 dias entre cada uma. Já com relação aos indígenas, todos acima de seis meses de idade devem ser vacinados e, no caso das crianças indígenas com idade até oito anos, que irão ser vacinadas pela primeira vez, é necessário que se tome uma segunda dose após 30 dias da primeira.

TNH1.COM

FOTO: Carla Cleto Carla Cleto