Nesta quinta-feira (09), uma operação da Secretaria de Segurança Pública, por meio das Polícias Militar e Civil, flagraram um furto de energia em uma fazenda da Zona Rural do município de Girau do Ponciano. A ação contou com o apoio da Equatorial Alagoas.

A propriedade rural, que fica localizada às margens da AL-115, estava fazendo uso de uma ligação irregular pela qual não era registrado e nem pago o consumo de energia. O local já foi alvo de outras duas ações da distribuidora onde foram constatadas auto religações com desvio no medidor.

A empresa Equatorial inclusive chegou a desconectar o ramal de alta tensão do transformador que atende a unidade, mas mesmo assim o responsável estava furtando energia pela rede de baixa tensão que passa pela rodovia estadual. O débito atual da unidade é de quase R$ 75 mil.

Um funcionário que se encontrava no local foi encaminhado ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da cidade para prestar esclarecimentos.

Caso seja comprovado o furto, o autor do crime pode responder por um furto simples, cuja pena é de um a quatro anos de reclusão e multa. Já se for enquadrado como qualificado a pena pode ser agravada.

O furto de energia acarreta riscos de acidentes graves à população, piora na qualidade do serviço e também onera o consumidor final, já que esse desvio é repassado à tarifa de energia. Além disso traz prejuízos aos cofres públicos já que na parcela da energia furtada não incidem os tributos devidos.

*Redação com Assessoria \ ALAGOAS ALERTA

(Imagem: Assessoria)