Conforme um levantamento do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) os 31 municípios mapeados em Alagoas possuem 169 áreas de risco a deslizamentos, enxurradas, erosões e inundação, onde vivem aproximadamente 79,9 mil pessoas.

A avaliação das áreas de risco foi iniciada na última semana em Paripueira, já concluída, e segue até o próximo dia 19 de novembro da cidade de Coruripe. O trabalho está sendo realizado por pesquisadores em geociências lotados na Superintendência Regional do SGB-CPRM em Recife, Pernambuco, contando com o apoio da Defesa Civil de cada região.

Durante o mapeamento, estão sendo percorridas as porções urbanizadas das cidades com foco na identificação de áreas que possam desenvolver ou serem atingidas por eventos adversos de natureza geológica, com potencial de causar perdas ou danos diretos à população.

Após o término da etapa de campo, os trabalhos seguem em escritório com a elaboração dos mapas, relatório com indicação de intervenções, arquivos vetoriais em SIG e são posteriormente publicados no site do SGB-CPRM. Os municípios recebem, então, um comunicado da publicação para que possam utilizar o trabalho nas diversas atividades de prevenção de desastres, gerenciamento urbano e ordenamento territorial.

Todos os estudos estão disponíveis para consulta pública e podem ser acessados por meio do link https://bit.ly/RiscoGeologicoAlagoas. Para visualizar os dados de Alagoas e demais estados mapeados de forma simplificada, o SGB-CPRM também disponibilizou um painel com todas as informações por meio do link https://bit.ly/DashboardSGB.

CADA MINUTO \ *Com informações da Assessoria.