Usuários do Ipaseal Saúde já podem usar o celular para baixar boletos, consultar o Guia Médico e visualizar a ‘carteirinha virtual’ do plano. Tudo na palma da mão, de forma rápida, eficiente e segura. Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para o sistema Android e pode ser baixado, de forma gratuita, no Google Play Store com o nome IPASEAL.

O aplicativo tem o objetivo de facilitar o acesso dos usuários do plano aos hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais da saúde que integram a rede credenciada. O sistema foi desenvolvido graças à parceria entre o setor de Tecnologia da Informação (TI) do Ipaseal Saúde e a Gerência de Desenvolvimento do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec). O aplicativo estará disponível para download a partir desta segunda-feira (04).

Para o diretor-presidente do Ipaseal Saúde, Adeilson Bezerra, a criação do aplicativo significa uma conquista da atual gestão e um importante avanço na prestação dos serviços. “Algo aparentemente simples fará uma imensa diferença, pois tornará a busca pela assistência médica mais ágil e prática. Lembrando que o atendimento presencial segue normal, assim como o contato por telefone e pelo Whatsapp”, ressalta.

FUNÇÕES

O aplicativo terá três funcionalidades básicas. A primeira delas é a ‘carteirinha virtual’ do plano de saúde, com os dados necessários para o atendimento em toda rede credenciada, sem a obrigatoriedade da carteira física do plano.

Outra facilidade será o acesso rápido ao Guia Médico, com informações para o agendamento de exames e consultas em várias especialidades, como também, endereços, contatos e os horários de funcionamento dos prestadores de serviços. O terceiro serviço é referente à possibilidade de o titular do plano checar os valores pagos das mensalidades, além de baixar, em PDF, o boleto para pagamento ou copiar o código de barras.

“Dentro do app é possível acessar a carteirinha não apenas do titular, mas também dos dependentes; verificar o extrato dos pagamentos e acessar boletos em atraso. No Guia Médico constam os dados, como nome, especialidade, endereço e telefone de todos os credenciados do Ipaseal, existindo ainda uma busca pelo nome do profissional de saúde e filtros. Pelo aplicativo, os usuários terão facilidade em encontrar o médico desejado, em realizar consultas sem precisar da carteirinha física e de acompanhar seu histórico financeiro, podendo quitar eventuais inadimplências”,explica Nicole Pimentel, desenvolvedora do Itec.

TECNOLOGIA

O desenvolvedor do Itec, Jamerson Nascimento, chama a atenção para a capacidade de a ferramenta poder ser disponibilizada em outras plataformas. “O projeto foi desenvolvido usando uma tecnologia chamada React, que serve para desenvolver aplicativos multiplataforma (Android, iOS, Web), sendo uma de suas vantagens trabalhar com componentização, e esses componentes poderem ser utilizados em outros aplicativos e projetos semelhantes. Em princípio, o projeto foi voltado aos usuários Android, entretanto, a adoção do React possibilita que possamos desenvolver com mais facilidades para outras plataformas” esclarece.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria

(Imagem: Dárcio Monteiro / Agência Alagoas)