Com o surgimento de novos casos de Covid-19 e de outras síndromes gripais, algumas escolas particulares voltaram a exigir o uso de máscara facial. Um desses estabelecimentos de ensino é o Colégio Maria Montessori, que voltou a obrigatoriedade do uso do equipamento nesta segunda-feira (13).

A aluna do 9º ano Carolina Machado disse que não achar agradável o uso da máscara, mas compreende essa necessidade. “Sei que é de grande importância neste momento em que os casos de Covid e de outras síndromes gripais estão surgindo. O momento exige”, afirmou.

Em maio deste ano, as escolas particulares de Maceió haviam tornado facultativo o uso da máscara facial, utilizada desde o início da pandemia da Covid-19 como uma das formas de evitar a propagação do vírus.

Segundo a presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Estado (Sinepe), professora Bárbara Heliodora, o uso da máscara foi obrigatório até o dia 22 de maio deste ano. “Quando entrou em vigor a portaria do Ministério da Saúde, mudando a categoria da situação de pandemia para endemia”, diz a professora.

Bárbara destaca que, na época, “as escolas, em conjunto, decidiram facultar o uso da máscara. Entretanto, algumas escolas optaram por manter a máscara obrigatória para professores e demais colaboradores. Para a comunidade estudantil, o uso continua facultativo”, afirmou.

A presidente do Sinepe informa que, no momento, a medida está sendo adotada por alguns desses estabelecimentos de ensino. “Estão voltando o uso do equipamento obrigatório para a comunidade estudantil, após considerarem os números, não somente de Covid, mas principalmente os de síndromes gripais. Eles decidiram pela importância do retorno dos protocolos sanitários usados durante todo tempo da pandemia”, explica a professora.

Ela diz ainda que as escolas continuam tomando decisões em conjunto, entretanto, algumas escolas por necessidade do ambiente tiveram que voltar ao uso da máscara. “As escolas encerram dia 22 o primeiro semestre letivo, voltando a partir de 8 de julho. Então acreditamos que, neste período, o problema estará melhor definido pelas instituições educacionais de Alagoas”, complementa.

Seduc e Semed mantêm regras estabelecidas após último decreto

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que segue monitorando a atual situação da pandemia da Covid-19 e, até o momento, permanece em vigor o decreto do Governo de Alagoas, que torna optativo o uso da máscara nas unidades escolares da rede pública estadual.

A nota diz também que a Seduc implementou diversas ações em prol da imunização de professores, servidores e estudantes da rede pública estadual desde o início da pandemia. Servidores foram prioridade na fila da imunização, ônibus escolares foram disponibilizados para o transporte de alunos até pontos de vacinação e unidades escolares serviram como locais de imunização na capital e no interior. Além disso, a bolsa retorno do Cartão Escola 10 foi atrelada a vacina, garantindo R$ 500 aos alunos que tomaram a 1° e 2° doses do imunizante.

Ainda conforme a Seduc, mais de 70% dos alunos atendidos pela rede pública estadual estão imunizados e mais de 95% dos servidores da educação em todo estado também estão em dia com a vacinação. A Seduc reforça que segue atuando à luz da ciência, monitorando a situação e buscando garantir a segurança sanitária de toda a comunidade escolar.

SEMED

Também por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) disse que o protocolo sanitário estabelecido na portaria de Nº 0127/2022, de março deste ano, segue em vigência. E entre os itens previstos na legislação estão a obrigatoriedade do uso de máscaras nos espaços fechados das unidades educacionais municipais e no transporte escolar. No entanto, o uso do equipamento é facultativo nos ambientes abertos, como pátios.

TRIBUNA HOJE

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil