O aumento no número de casos, internações e mortes por Covid-19 tem chamado a atenção da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que faz um alerta para a população para que continue com os cuidados necessários para diminuir a contaminação devido à alta transmissibilidade do coronavírus. Nesta quinta-feira (30), o Grupo Técnico da Sala de Situação da Covid-19 voltou a se reunir para discutir os dados da Semana Epidemiológica 25/2022.Durante a reunião foi discutida uma nova ampliação de leitos para a doença no Estado, o uso de máscaras em ambientes fechados, a cobertura vacinal da população e a necessidade de testagem para a Covid-19, antes de procedimentos eletivos nos hospitais.

“Estamos fazendo essas reuniões semanalmente para acompanhar os números da Covid-19 no Estado porque precisamos estar preparados para caso a gente venha a necessitar de novos leitos Clínicos e de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] exclusivos para a Covid-19. Muitos leitos que hoje estão ocupados por outras doenças podem ser disponibilizados para o novo coronavírus”, salientou a coordenadora da Central de Regulação de Leitos, médica Lysgreth Sanchez.

Aumento de Testes Positivos – Na oportunidade também foram mostrados dados do aumento da quantidade de testes positivos pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) e a alta transmissibilidade das variantes. Da Semana Epidemiológica 24/2022 para a 25/2022 houve um aumento de 96% dos casos da doença no Estado.

Já o número de óbitos subiu de dois para sete de uma semana epidemiológica para a outra, o que representa um crescimento de 250%. Esses dados são dos casos notificados e representam apenas uma amostragem.

As reuniões do Comitê Científico, diante do cenário de preocupação, acontecem todas as semanas. O chefe do Gabinete de Combate à Covid-19, médico infectologista Renée Oliveira, destacou que o Comitê Científico ficará em vigilância constante sobre os dados da Covid-19 em Alagoas para tomar as melhores decisões para favorecer a população.

“Temos um número expressivo de casos nessa última semana, um crescimento com relação aos exames do Lacen/AL. Uma positividade fora do normal, mais de 60%, indicando que o vírus está circulando de forma absurda. Com relação às internações, fica na faixa de 10 a 15 todos os dias. Vamos buscar ter o controle maior dos exames antígenos também, inclusive, de farmácias. É importante destacar que a máscara deve ser utilizada por aquelas pessoas com imunodeficiência e idosos também em ambiente aberto”, alertou o infectologista Renée Oliveira.

Estiveram presentes à reunião o chefe do Gabinete de Combate à Covid-19, Renèe Oliveira; o gerente de Análise da Situação da Saúde, Herbert Charles Barros; a coordenadora da Central Estadual de Regulação de Leitos, Lysgreth Sanchez; o gerente do Lacen/AL, Anderson Brandão; a gerente de Ações Estratégicas (Gaest), Sylvana Medeiros; a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde, Waldinéia Maria da Silva, e a representante do Hospital Geral do Estado (HGE), Janaína Sales.

TRIBUNA HOJE

Foto: Ascom Fecomércio AL