Silvania Barbosa denuncia superlotação de cemitérios e cobra solução da Prefeitura

Vereadora relata que ficou estarrecida durante o feriado de Finados_

A vereadora Silvania Barbosa (MDB) se pronunciou nesta quarta-feira (16) sobre a situação de superlotação dos cemitérios públicos da capital alagoana. A parlamentar fez um apelo à Prefeitura de Maceió para trazer solução ao problema que é antigo e de conhecimento público. Em sua fala, ela se disse estarrecida com a atual situação dos espaços e relatou detalhes das condições precárias que viu durante o feriado de Finados.

“Não tem mais calçada. Você está passando por cima dos outros. É surreal”, relatou a parlamentar, referindo-se a inexistência de corredores de trânsito entre os túmulos.

A superlotação dos cemitérios públicos foi diagnosticada há muitos anos em Maceió. Porém, nem mesmo a troca de comando do Executivo foi suficiente para dar cabo ao problema. Ainda durante o período mais crítico da pandemia por COVID-19, há mais de dois anos, a parlamentar havia sugerido, por meio de requerimento, que Município e Estado chegassem a um acordo para a cessão de parte do terreno, onde hoje funciona a Academia da Polícia Militar, promovendo a ampliação do Cemitério São José. Na mesma época, a Prefeitura aumentou os compartimentos de ossários no São José, com o intuito de desafogar as covas e garantir que as vítimas da COVID em Maceió pudessem ser enterradas.

Há alguns anos, a imprensa alagoana televisionada registrou o flagra de situações como covas rasas e até cachorros de rua carregando ossos humanos, de cemitérios da capital.

Prevendo um novo colapso, Silvania Barbosa cobra da Prefeitura resultado concreto contra a superlotação dos cemitérios públicos de Maceió. “É preciso encontrar uma solução com urgência e eficácia. Seja um novo terreno, seja a ampliação dos cemitérios já existentes, seja a criação de um cemitério vertical ou até um crematório público. O que não pode é continuar do jeito que está, escreveu a vereadora em suas redes sociais.

Por: Assessoria/ Amanda
Foto: Assessoria/ Amanda