O novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), conselheiro Fernando Toledo, vai assumir o comando da Corte nesta segunda-feira (2), durante o biênio 2023-2024. A solenidade conhecida como transmissão do cargo em ato administrativo foi marcada pelo atual presidente, Otávio Lessa, que presidiu o TCE nos últimos quatro anos, desde 2018.

Conforme a votação, Lessa agora é vice-presidente; Rodrigo Siqueira vai assumir a Corregedoria; a conselheira Maria Cleide foi eleita a diretora-geral da Escola de Contas Públicas Conselheiro José Alfredo de Mendonça; e Rosa Maria será a nova ouvidora-geral.

A cerimônia foi marcada também pelas presenças do governador Paulo Dantas (MDB), do vice Ronaldo Lessa (PDT), do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor (MDB), demais políticos e autoridades alagoanas. Ao final do discurso, o novo presidente recebeu uma homenagem da pianista Selma Brito.

O novo presidente do Tribunal de Contas, Fernando Toledo, ressaltou que a Corte de Contas é um órgão de controle, mas que trabalha também na orientação e capacitação dos gestores e servidores públicos.

“Não temos mais apenas a assinatura do presidente, mas de todo o Tribunal, com a instituição de uma política de orientar, capacitar e, naturalmente, fiscalizar, pois somos um órgão de controle”, afirmou Fernando Toledo, salientando que esse controle vem sendo feito buscando a parceria e o trabalho harmonioso entre os órgãos e seus gestores.

“Estamos torcendo para que o governador Paulo Dantas cumpra todas as promessas feitas na sua posse, da qual tive a honra de participar no domingo, mas tenho certeza de que, com sua juventude, capacidade e com a equipe que preparou para assumir a estrutura do Estado, terá êxito”, acentuou o presidente do TCE.

O governador Paulo Dantas, que participou da posse, destacou a importância do Tribunal, não apenas como órgão de controle das contas do Estado, mas, também, de análise das contas dos municípios e de todos órgãos públicos no âmbito estadual.

“Essa relação equilibrada, madura, do Estado com todos os Poderes e o Tribunal de Contas é fundamental, porque cria todas as condições para que Alagoas cresça”, afirmou Paulo Dantas, lembrando que em seu discurso de posse no domingo (1) reafirmou o compromisso de agir com humildade e seriedade, para trabalhar junto com os demais Poderes, unindo esforços para que o Estado continue a crescer.

POR: GAZETAWEB/Tatianne Brandão*
Foto: Assessoria