O desembargador Klever Loureiro, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), e os desembargadores José Carlos Malta, vice-presidente, e Fernando Tourinho, presidente eleito para o biênio 2023-2024, prestigiaram, neste domingo (1º), a posse do governador Paulo Dantas e do vice-governador Ronaldo Lessa. A solenidade foi realizada na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) e conduzida pelo deputado Marcelo Victor.

Para o presidente Klever Loureiro, é uma honra representar o Poder Judiciário em um momento de consolidação da democracia. “A Constituição Federal prevê na sua norma de regência que haverá a independência dos três poderes, tanto financeiramente, administrativamente e harmonicamente entre si. E Alagoas dá um exemplo disso cumprindo na íntegra o que manda a Constituição Federal”, comentou o desembargador.

Ao discursar, o governador Paulo Dantas explicou que a arte do diálogo é fundamental para a política, já que eles são eleitos com a missão de representar o desejo de milhares de pessoas diferentes, com pensamentos diferentes. E, segundo ele, é necessário ter jogo de cintura e saber negociar com o parlamento os projetos de lei.

“Mas tem uma coisa que é inegociável: a democracia. A democracia é justamente o que permite a liberdade de pensamento, o respeito às diferenças e o debate de ideias. Não tenho dúvida em afirmar que a grande vencedora das eleições de 2022 foi justamente ela: a democracia”, destacou.

O governador também parabenizou o trabalho da Justiça Eleitoral que atuou em um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos. “Na figura do excelentíssimo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Otávio Leão Praxedes, faço minha homenagem à Justiça Eleitoral, que foi fundamental na defesa das urnas eletrônicas e da lisura do processo eleitoral, contribuindo assim para o fortalecimento das instituições”, disse.

Depois de empossados, o governador Paulo Dantas e o vice-governador Ronaldo Lessa foram recebidos pela Guarda de Honra da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), no Largo das Bandeiras. Após a cerimonia de revista da tropa, o governador empossou os secretários estaduais. Na ocasião, o TJAL foi representado pelo vice-presidente José Carlos Malta.

POR: Ascom TJ-AL / TNH-1
FOTO: Caio Loureiro