O governador Paulo Dantas (MDB) confirmou, em coletiva de imprensa realizada no Palácio República dos Palmares, na manhã desta segunda-feira, 13, as mudanças na gestão de duas secretarias do Estado. Com a saída de George Santoro, da Secretaria da Fazenda (Sefaz), a atual secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag), Renata Santos, vai assumir o cargo. Já no lugar dela, Gabriel Albino Ponciano foi nomeado pelo governador para liderar a equipe da Seplag.

Em tom de agradecimento, Dantas destacou o trabalho de Santoro e disse que ele vai assumir outra missão dentro do MDB. “O nosso querido George Santoro foi indicado pelo nosso grupo do MDB lá trás, em 2015, e fez um extraordinário trabalho. Sou extremamente grato pelo que fez pelo nosso Estado, por toda essa transformação, aliado aos servidores da Sefaz, de todos os servidores do estado, sob liderança inicialmente do nosso ministro Renan Filho e agora, nos últimos meses, sob minha liderança. Agora chegou o momento do MDB precisar do nosso querido secretário para assumir outra missão”, enfatizou Paulo Dantas.

O governador explicou que a escolha de Renata Santos para Sefaz se deu por confiança no desempenho dela à frente do órgão, devido à qualificação da gestora. “A Renata Santos já foi secretária do Tesouro e é atual secretária do Planejamento. Ela tem capacidade técnica reconhecida não só em Alagoas, mas fora do estado também, e nós estamos muito felizes e tranquilos com ela assumindo. Só tivemos duas mulheres à frente da Sefaz, e agora a Renata Santos. Ela vai fazer um grande trabalho na frente da secretaria”, disse.

“No lugar dela, estamos nomeando Gabriel Albino Ponciano, que é também um dos melhores quadros que temos no Governo de Alagoas. Tenho certeza que tanto Renata, quanto Gabriel, como também a Carol Balbino, vão liderar a nossa equipe econômica e vão levar Alagoas ao caminho próspero, que diminua desigualdades, que garanta uma saúde fiscal ao estado, para continuar sendo o estado que tenha capacidade de investir com os próprios recursos”, continuou.

Paulo Dantas também reforçou que o Estado avançou no âmbito fiscal, econômico e social nos últimos anos e tem o objetivo de dar continuidade ao trabalho com a nova equipe. “Quando o ministro [Renan Filho] se candidatou a governador, ele teve a capacidade de montar uma equipe técnica e qualificada, promover uma grande transformação no ponto de vista fiscal, econômica e social em todo estado de Alagoas. E convidou, por exemplo, o secretário George Santoro, para liderar a equipe econômica junto com a secretária Renata Santos, com o Mosart Amaral, com a doutora Samya Suruagy, com o Gabriel Albino Ponciano que participa desde então, com Luiz Dias, com Paulo Castro, entre outros amigos que puderam colaborar com o nosso estado”.

“Anteriormente, o Estado não tinha condição de valorizar nenhuma categoria. Passava nos jornais como o estado mais violento do país. Com pior eduçação, piores estradas, e não tínhamos os melhores hospitais para atender a população. A mudança foi dada após essa liderança. Alagoas foi o estado que mais investiu nos últimos anos com os próprios recursos”, finalizou.

TNH1.COM

Leandro Santiago/TV Pajuçara