Reconstrução do SUAS: O SUAS que faremos e o SUAS que queremos. Este foi o tema da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada em Traipu, nesta quarta-feira (31), no auditório do Memorial e Biblioteca Wictor Yuri de Melo Lima Alves.

SUAS é o Sistema Único de Assistência Social. A conferência foi comandada pela Secretária de Assistência Social, Priscila Oliveira, que com a equipe técnica da Secretaria Municipal discutiu o papel da sociedade civil e do poder público para fortalecer essa importante política pública, de forma a garantir o exercício do Controle Social.

A abertura do evento contou com a presença da gestão municipal, vereadores e secretários municipais, além de representantes da sociedade civil.

O prefeito de Traipu, Lucas Santos, destacou a importância da conferência para a Assistência Social oferecida à população.

“Eventos como este são imprescindíveis para que as equipes alinhem os cuidados e atendimentos necessários e oferecidos à nossa população. Nosso papel como gestor público é garantir os direitos socioassistenciais da nossa população e potencializar a participação social do SUAS é uma meta importante a ser atingida para garantir uma Assistência Social ainda mais eficiente”, disse o prefeito Lucas Santos.

Após a solenidade de abertura, a Conferência iniciou a discussão dos cinco eixos abordados: financiamento; controle social; articulação entre os segmentos; serviços, programas e projetos; e benefícios e transferência de renda.

Para a secretária de Assistência Social, Priscilla Palmeira, as conferências são momentos fundamentais de avaliação, onde a representação da sociedade civil, mesmo com sua diversidade, soma para fortalecer esta política pública e garantir o exercício do Controle Social.

“Para os municípios, a conferência é fundamental para avaliar e concretizar os avanços conquistados na política de Assistência Social, bem como para ampliar a consolidação da democracia no Brasil, com efetiva participação e controle social no campo da Assistência Social, enquanto política estratégica de proteção social”, afirmou a secretária.

CADA MINUTO

Foto: Eduardo Dewis/ Ascom Traipu