O Vitória informou, na tarde desta sexta-feira, que o atacante Léo Gamalho foi diagnosticado com um câncer de pele e passou por um procedimento cirúrgico. De acordo com o médico do clube, Luis Felipe Fernandes, a cirurgia realizada nesta sexta-feira foi considerada um sucesso.

O médico do Vitória explica que o câncer foi descoberto após Gamalho fazer um procedimento para retirar um sinal de pele. O profissional também esclarece que foram feitos exames no material recolhido, que descartaram lesões em outros órgãos.

– O departamento médico do clube, juntamente com a diretoria, tem convivido durante esse último mês com momentos difíceis em relação à saúde do atleta Léo Gamalho. A gente procurou preservar o atleta e a família dele. Há 30 dias, ele fez procedimento para retirar um sinal, que seria um simples sinal de pele descoberto por ele. Foi encaminhado pelo departamento médico para o dermatologista. E a chegada do exame de anatomia foi definido que seria um melanoma, uma tumoração maligna de pele, que gerou toda uma comoção e preocupação. Foi envolvida diretoria médica, presidência, departamento de psicologia. E todos juntos com atleta e família procurando uma solução melhor. E essa solução exigia um novo procedimento cirúrgico para retirada de uma margem maior, uma quantidade maior de pele.

“Foram feitos exames para escaneamento de lesões em outros órgãos, tomografias. Graças a Deus vieram com resultado normal”, explicou o médico Luís Filipe Fernandes.

Segundo o Vitória, o atacante está bem e vai se reapresentar ao clube na próxima segunda-feira. A expectativa é de que ele retorne aos gramados dentro de duas semanas.

– O procedimento foi considerado um sucesso. O atleta vai permanecer em repouso até segunda-feira, quando vai se apresentar ao clube, e a gente vai poder reiniciar a reabilitação física do atleta. Esperamos que, nos próximos 15 dias, o atleta possa estar apto para ajudar mais uma vez o clube na Série B – complementou o médico rubro-negro.

Diretor do Vitória, ítalo Rodrigues conta que a situação de Léo Gamalho mexeu internamente com o clube, que está dando todo apoio ao jogador.

– É importante frisar o quão isso tem mexido internamente com a gente. E a gente tem tentado fazer da forma mais profissional e clara possível. Como foi dito, Léo Gamalho passou por procedimento. A partir disso, o que posso dizer é que o clube está 100% voltado para dar apoio ao jogador tanto dentro quanto fora de campo – garante o diretor.

– Estamos monitorando com apoio psicológico, família. O mais importante para o clube é a saúde do atleta, não só física como mental. A gente imagina o que não é a notícia de um câncer de pele para um atleta de futebol, jovem, que tem família, o quanto pode gerar de preocupação – finalizou o médico Luís Filipe Fernandes.

O médico Luís Filipe Fernandes aproveitou a entrevista coletiva para fazer um alerta aos jogadores de futebol, mas que serve para os praticantes de esporte em geral sobre o uso do protetor solar.

– É um alerta para todos os profissionais de futebol que treinam e jogam sob o sol. Esse tipo de tumoração é bastante relacionada com exposição solar. A gente aproveita esse alerta para conversar com todos os atletas sobre o uso do protetor solar.

Histórico no Vitória

Gamalho já vinha sendo desfalque do Vitória por causa de uma torção no tornozelo. O último jogo do atacante foi o resultado positivo sobre o CRB, por 1 a 0, válido pela oitava rodada da Série B.

Léo Gamalho tem 37 anos e chegou ao Vitória nesta temporada. O jogador, contudo, tem sofrido com problemas médicos no clube. Em janeiro, ele sofreu uma perfuração no braço após se chocar com a barreira fixa.

No total, o atacante tem 16 partidas disputadas pelo Rubro-Negro e quatro gols marcados.

Por globoesporte
Foto: CNN BRASIL