A TV Cidadã, do Tribunal de Contas de Alagoas, foi tema de uma palestra no 2º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas. A iniciativa foi identificada como boa prática no Marco de Medição do Desempenho (MMD-TC) de 2022, e apresentada durante o segundo dia do evento, na tarde desta quinta-feira (22).

A iniciativa foi presentada pelo vice-presidente do TCE/AL, conselheiro Otávio Lessa, e pelo diretor adjunto de Comunicação, o jornalista Valtenor Leôncio.“É uma TV aberta que tem como objetivo aproximar o Tribunal da sociedade, e não só o nosso, mas todos os Tribunais de Contas. Temos convênio com muitas instituições nacionais e estaduais, com programação diversificada, como o Jornal da Atricon, que é quinzenal, programas culturais, musicais e de entretenimento. No ano passado, lançamos a Rádio. Desta forma, a sociedade pode conhecer melhor o trabalho das instituições”, explicou o conselheiro.

Durante o momento foram apresentados os resultados demonstrados desde sua inauguração, em 2016. A TV Cidadã vem conquistando o público de um modo geral e transmitindo o verdadeiro papel dos Tribunais de Contas de todo o país, inclusive com a exibição regular do “Jornal Atricon” que mostra as ações de tribunais de todo o país.

Destaque também para o número de parcerias firmadas com órgãos, como: Tribunal de Contas da União, Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, Governo de Estado de Alagoas, Câmara de Vereadores de Maceió e Tribunal de Justiça de Alagoas.

A emissora de televisão é resultado de um Convênio assinado entre o TCE/Al e o Senado Federal, que viabiliza os canais: 35.1 que leva ao ar a TV Senado, 35.3 que transmite a TV Câmara e tem a seu encargo e para seu uso exclusivo, e o canal 35.2 que transmite a nossa TV Cidadã. Em canal aberto atingindo toda a região metropolitana de Maceió e pelo streaming, sem limite geográfico para o mundo e que já conta com cerca de 20 milhões de visualizações.

TCE \ ASCOM