A Secretaria da Segurança Pública coordena, nesta quinta-feira (13), duas operações integradas entre as Polícias Civil e Militar que visam desarticular duas organizações criminosas que atuam no município de Palmeira dos Índios. As ações cumprem 15 mandados de busca e apreensão e também de prisão no município. Até o momento, cinco pessoas foram presas.

Ambas operações são fruto de investigações realizadas pela Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC), da Polícia Civil em parceria com o 10º Batalhão da Polícia Militar. Os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital com base nas representações feitas pela DEIC.

A Operação Escumalha é oriunda de uma investigação que durou seis meses e constatou a participação de um grupo criminoso realizando crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Foram cumpridos seis mandados de prisão e cindo de busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos nos bairros Brivaldo Medeiros, Loteamento Edval Gaia, Vila Nova e Centro.

O termo Escumalha significa escória e representa as ações de combate a práticas criminosas pelas forças de segurança pública.

Já a segunda operação foi batizada de Alto do Cruzeiro e cumpre quatro mandados de busca e apreensão. De acordo com as investigações realizadas pela DEIC e o 10º Batalhão, ficou constatada a atuação no tráfico de drogas de um grupo criminoso no bairro Alto do Cruzeiro, em Palmeira dos Índios.

Em uma das prisões realizadas pela operação Escumalha houve um flagrante e foram apreendidos com um indivíduo um revólver, 10 munições calibre 38, 28 munições calibre 22, uma balança de precisão, quatro celulares e 33 gramas de cocaína.

Todos os presos e os materiais apreendidos foram levados para a Delegacia Regional de Palmeira dos Índios para os devidos procedimentos.

Efetivo empregado

Foram empregados policiais militares do 10º Batalhão, Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), 11° Batalhão, Canil do 3º Batalhão e 4ª Companhia Independente.

Já a Polícia Civil participou com a Diretoria de Polícia Judiciária Área 03 (DPJ-03), policiais da Delegacia Regional de Palmeira dos Índios e do Tático Integrado de Grupos de Resgate Especiais (TIGRE). O Grupamento Aéreo da SSP também deu suporte às equipes em solo.

A população é grande parceira das forças de segurança no combate ao crime e pode contribuir com o trabalho da Segurança Pública realizando denúncias sobre homicídios, tráfico de drogas, roubos, organizações criminosas, dentre outros, por meio do Disque Denúncia. As ligações para o 181 são gratuitas e o sigilo é garantido.

TRIBUNA HOJE

Foto: Ascom SSP