Réveillon e Queima de Fogos da Lagoa Mundaú acontece dia 31 de Dezembro a partir das 22 horas com atrações culturais, estrutura de palco e banheiros químicos e aberto ao Público de todas as idades.

O Réveillon da lagoa é o esboço de uma das ações do projeto de desenvolvimento regional para o complexo lagunar elaborado pelo Movimento dos Povos das Lagoas.Ano passado realizamos a primeira queima de fogos da história no meio da Lagoa Mundaú na virada do ano.

Esse ano de 2019 na programação shows dos grupos: Rogerio Dyaz e A Trincheira, Batuque Mundaú, Banda Cheiro de Calcinha e DJ Val do Reggae no Monumento ao Milênio Vergel do Lago e pretendemos que esse esboço se torne um projeto da cidade, que seja realizado com recursos públicos dentro das mesmas regras que regulam o calendário festivo e tradicional em outras partes do Município e do Estado.

O Movimento vê nesse calendário festivo um dos caminhos para o desenvolvimento econômico da região lagunar tendo como fundamento as potencialidades apontadas no macro projeto de desenvolvimento regional do Complexo Lagunar Mundaú Manguaba que são: a cultura das manifestações culturais tradicionais, das artes de modo geral com um olhar especial para o artesanato, pesca e gastronomia. Da lagoa como um grande ativo na produção de alimentos, numa orla lagunar turística, no turismo ecológico, na navegação etc. Enfim, o Réveillon da lagoa é sobretudo uma luta por direitos, que chama a atenção do poder público, eleva a auto estima do povo e lembra que somos cidadãos e portanto temos direito de integrar os grandes momentos que formam a identidade alagoana.

Parte dos custos da Queima de Fogos esta sendo proposta através de Financiamento Coletivo pois o Movimento dos Povos das Lagoas acredita no poder da colaboração e da coletividade para transformar realidades e estabelecer novas tradições e simbolismos na Mundaú. Ainda dá tempo de contribuir contamos com sua colaboração segue link para contribuição da campanha: https://www.kickante.com.br/campanhas/queima-fogos-na-lagoa-mundau

A estrutura de palco, som e banheiros químicos do evento é patrocínio da FMAC dentro do Reveillon nos Bairros. A Fundação Municipal de Ação Cultural desde de Agosto compõe com o projeto Cultura na Rua, que conta com recursos da emenda parlamentar de modo a destinar recursos para a cultura visando melhorias na região da lagoa. A iniciativa é fruto de um convênio firmado com o Governo Federal para a realização de apresentações artísticas na Orla Lagunar.

A Realização do Réveillon e Queima de Fogos da Lagoa Mundaú é do Movimento dos Povos das Lagoas, que surgiu com líderes e ativistas culturais do entorno da lagoa Mundaú e hoje é uma frente composta por mais de 100 entidades integrantes e parceiras com atuação na região lagunar do estado de Alagoas. Patrocínio Ministério da Cidadania/FMAC, Articulação Regional do Instituto Quintal Cultural, Articulação Institucional do Instituto Ideal, Produção e Comunicação Keka Rabelo.

Acessem nossa Fan Page: https://www.facebook.com/movimentodospovosdaslagoas/

Vem pra beira da lagoa que o espaço é nosso!!!

Programação:

Rogério Dyaz e a Trincheira
Batuque Mundaú
Cheiro de Calcinha
DJ Val do Reggae

Fonte: Assessoria