Na manhã desta terça-feira (8), o Governador Paulo Dantas realizou a apresentação dos indicadores da Segurança Pública em Alagoas referentes ao mês de julho. De acordo com o chefe do executivo, o estado de Alagoas demonstrou uma notável redução de quase 20% nos índices de crimes violentos letais e intencionais durante o mês de julho deste ano, quando comparado ao mesmo período em 2022. Em Maceió, a queda nos homicídios chegou a 40% e, em Arapiraca, 12%.

Conforme os dados apresentados, o registro de mortes violentas em Alagoas totalizou 77 casos, contrastando com os 95 casos ocorridos no mês de julho do ano anterior. Em Maceió, 23 homicídios, enquanto em Arapiraca foram contabilizadas oito mortes.

Feminicídios

Enquanto em 2022 foram reportados 19 casos de feminicídio, o ano de 2023, no mesmo período, apresentou um declínio significativo, com 15 registros. A redução é de 80%. Entre esses casos, um que chocou a população foi o assassinato de Mônica Cavalcante, em São José da Tapera, Alagoas. O suspeito ainda está foragido.

O delegado Gustavo Xavier informou que as investigações estão avançadas e o inquérito foi concluído. Uma equipe de delegados foi designada para formar uma comissão e está trabalhando para localizar e prender o suspeito. Xavier disse que o suspeito não tem tido contato com a família, mas que os esforços estão sendo intensificados para garantir a captura.

Mandados de prisão

A coletiva também destacou as operações de sucesso realizadas pelas forças de segurança, resultando na prisão de 32 homicidas, 19 membros de organizações criminosas, entre outros. Essas prisões foram efetuadas por meio de mandados de prisão, demonstrando o empenho e a eficácia das equipes responsáveis pelo combate ao crime.

Redução

O Delegado José Carlos, presente na coletiva, ressaltou que Alagoas alcançou um marco importante ao atingir o terceiro ano consecutivo com menos de 700 mortes violentas no período de janeiro a julho. Ele destacou que esse feito demonstra a dedicação e o comprometimento das forças de segurança estaduais em proteger a população.

Armas

Foram 135 armas recolhidas em julho de 2022 e 95 este ano, e 190kg de entorpecentes apreendidos no ano passado contra 111kg em 2023.

CADA MINUTO \ Raíssa França e Laura Albuquerque*

*Estagiária sob a supervisão

Foto: Laura Albuquerque/CM