A previsão dada pela prefeitura é de que Maceió conte com uma roda gigante panorâmica na orla até dezembro de 2024. O aviso de licitação foi publicado na edição dessa quinta-feira (31), do Diário Oficial do Município, para implantação do equipamento. Os recursos, conforme garante a gestão, foram assegurados pela iniciativa privada.

As empresas interessadas para implantar e explorar comercialmente o espaço público por meio da roda gigante já podem entregar as propostas à administração municipal, conforme regras estabelecidas pela Agência de Licitações, Contratos e Convênios de Maceió (ALICC). Em setembro, elas serão analisadas.

O equipamento será instalado no local onde, hoje, é o palco da Praça Multieventos, no bairro de Pajuçara. Maceió será a primeira capital do Nordeste a dispor dessa atração, com estimativa de medir 45 metros de altura. O trade turístico prevê cerca de 1.300 visitantes ao dia no local, movimentando, aproximadamente, R$ 2 milhões por mês na economia da capital.

Conforme David Gomes, secretário municipal de Ações Estratégicas e Integração Metropolitana, a escolha do local foi baseada em diversos estudos realizados pelo município e na necessidade de se expandir os atrativos turísticos na orla, trazendo novos equipamentos para a região.

“Esta atração movimentará toda a cidade. Fizemos um estudo amplo com a Fecomércio, apontando que 73% da população entrevistada aprovou a implantação da roda gigante. Também conversamos com o Ministério Público e com os diversos setores”, destacou o secretário.

Ele garantiu que a prefeitura já dispõe da licença prévia ambiental e autorização da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), respeitando, ainda, a altura proposta pela Marinha em virtude do cone do Farol.

“A previsão é de que as obras no local sejam iniciadas entre 60 e 70 dias. Até o fim do ano que vem, a roda gigante estará funcionando”, garante David Gomes, reforçando que, no formato de parceria, todo investimento realizado para instalação do equipamento será promovido pelo setor privado.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://4et.us/rvw00p

GAZETAWEB \ Thiago Gomes

FOTO: Jonathan Lins/Secom Maceió