A Prefeitura de Maceió segue intensificando as ações do maior plano de proteção de encostas já executado na capital alagoana. Dois pontos na Avenida Leste-Oeste, no Jacintinho, já receberam a tecnologia de geocomposto em PVC, atendendo uma antiga demanda dos moradores da região e de quem precisa trafegar pela avenida.

No local, foi aplicado geocomposto, seguido de uma cobertura de concreto jateado, o que proporciona uma proteção duradoura e oferece segurança a quem mora em áreas de risco, além de ser uma técnica de menor custo financeiro e com tempo de execução mais rápida, proporcionando maior agilidade em proteger a estrutura do talude (terreno em declive).

Além destes pontos, já foram finalizados e entregues outras três obras de proteção de encostas no bairro Fernão Velho e uma em Cruz das Almas. Atualmente, está em 50% de avanço um outro ponto de intervenção na ladeira da Chã da Jaqueira e estão previstas mais localidades que receberão a técnica.

A engenheira da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Alicia Carolina, responsável pelas obras de contenção e proteção de encostas, que estão sendo realizadas na capital, explica o funcionamento da tecnologia.

“O geocomposto é um material que impermeabiliza o solo e impede que a massa do solo deslize e, consequentemente, provoque futuros deslizamentos. É uma técnica que leva cada vez mais segurança a quem mora em regiões de risco, de uma maneira mais rápida, econômica e duradoura”, explicou a engenheira.

Em outros pontos de encostas em que o solo apresenta uma declividade mais acentuada, como Chã da Jaqueira, Morada dos Palmares, Grotas da Alegria, Campo Alegre e Macaxeira, a Seminfra utiliza as tecnologias de soluções mistas definitivas para a contenção de áreas de encostas, também com o objetivo de garantir a segurança dos moradores dessas localidades.

TRIBUNA HOJE \ Por Ascom Seminfra

Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió