Maceió agora conta com sete Parquinhos Sustentáveis. O mais novo, denominado “Massayózinho Vovô Dino”, fica na orla da Pajuçara e foi entregue nesta terça-feira (12) pela Prefeitura de Maceió. O espaço dá continuidade ao trabalho viabilizado pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Alurb), por meio do Projeto Adote uma Praça.

Desta vez, a parceria público-privada foi firmada com o Grupo Pajuçara, responsável por uma rede de hotéis, e a Itelx, empresa do ramo de informática, que juntas investiram na estruturação e ficarão responsável pela manutenção do Parque após a entrega. O Vovô Dino será o primeiro parquinho que terá espaço voltado para os pets, além de wi-fi grátis para os visitantes.

O Parque foi estruturado com brinquedos esculpidos em madeiras de eucalipto e pinus, tratadas e provenientes de reflorestamento. Para a diretora de espaços públicos, Iracely Pinho, o espaço se consolida como mais uma opção de lazer. “Maceió ganhando mais um parquinho sustentável, uma área de lazer para a criançada, para o maceioense e para o turista. E o melhor, sem custos para a Prefeitura. A gente cedeu o espaço e os parceiros construíram toda essa estrutura em madeira de reflorestamento”, comentou.

O Parque Massayózinho Vovô Dino segue uma tendência nacional em relação à utilização de materiais ecologicamente corretos e sustentáveis em espaços públicos de lazer e convívio social. Moacir Teófilo, diretor-presidente de Desenvolvimento Sustentável, fala sobre os benefícios.

“Mais uma adoção de espaço público proporcionando mais uma opção de lazer para as crianças e para as famílias aqui na orla de Maceió, que é o lugar mais democrático da nossa cidade. Esse é o sétimo parquinho entregue. A Prefeitura pretende colocar o Parque Sustentável nos espaços mais carentes para que possamos ocupar a cidade, ocupar as praças, trazendo um grande benefício para todos”, finalizou.

Ana Sofia, proprietária do Grupo de Hotéis Pajuçara, fala sobre a adoção do parque e os benefícios dessa parceria com a Prefeitura.

“A ideia foi pegar um espaço que antes não era utilizado e atraía coisas ruins e transformar em um local ativo. O parque trouxe a comunidade, famílias, aqueceu o mercado do pessoal que vende tapioca ao lado e se tornou mais uma opção de lazer para as crianças que vem a orla”, ressaltou.

Ela completou falando da homenagem que o nome do parquinho representa: “Além dos benefícios para a capital, para a orla, tem a homenagem que fizemos para meu pai. O nome “Vovô Dino” representa ele, que era português, mas construiu toda sua vida aqui em Maceió e amava a cidade. Essa área de integração social demonstra os valores dele em relação à família, onde pais e filhos podem conviver e aproveitar também a natureza”.

Mãe de três crianças que se divertiam no parquinho, Dayse Kely fala sobre o novo espaço disponibilizado pela Prefeitura.

“Acredito que é uma distração legal, onde as pessoas podem interagir e se desenvolverem, pois tudo foi pensado para isso, para que elas se divirtam. Gostei muito, é seguro, os equipamentos são todos novos. É a primeira vez que trago meus filhos, mas pretendo trazê-los mais vezes, com certeza”, disse.

A estrutura é resistente à maresia, de fácil e baixa manutenção, se adequando esteticamente ao ambiente mais rústico típico da orla. Além do eucalipto e do pinus, foram utilizadas cordas náuticas, material que também é resistente ao tempo. A madeira proveniente do reflorestamento contribui com a redução da pressão sobre as matas nativas, ajuda a retirar o dióxido de carbono da atmosfera e, com grande potencial ambiental, também minimiza o efeito estufa.

O proprietário da Amaru, empresa responsável pela construção dos brinquedos de eucalipto, fala sobre a conclusão de mais um projeto em parceria com o município.

“Um parquinho como esse dá vida ao local que chega. Antigamente, o local era ermo, com criminalidade e agora você crianças se divertindo, famílias e uma ótima iluminação. A Amaru se orgulha em fazer parte dessa parceria com a Prefeitura, contribuindo para a construção de espaços como esse, que embelezam a orla da capital”, afirmou.

TRIBUNA HOJE \ Por Ascom Alurb

Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió