Aos 25 anos, o médico Maurício Bernardo é motivo de orgulho para a família e moradores do município de São Sebastião, no Agreste de Alagoas.

Filho de trabalhadores rurais, e do pai cortador de cana, Maurício Bernardo conseguiu realizar o sonho de sua vida: se formar em Medicina.

A colação de grau do jovem e de mais 29 formandos aconteceu na noite da última quinta-feira (12), na cidade de Arapiraca.

A cerimônia foi realizada no teatro do Sesi/Senai, no bairro Primavera, e contou com a presença do reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo; pró-reitores, professores, familiares dos formandos, formandas e convidados.

Até o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), participou do evento como padrinho da turma. O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, entre outras autoridades também acompanhou a colação de grau da terceira turma de formandos na Capital do Agreste.

Na cerimônia em Arapiraca, Maurício Bernardo lembrou das dificuldades enfrentadas, ao longo dos anos, tendo a Educação como prioridade para mudar a sua vida e de sua família.

“É uma história de superação de todos nós. Muitos colegas vieram de escolas públicas, de cidades do interior, enfrentando muitas dificuldades e obstáculos. Quero agradecer aos meus pais e a todas as pessoas que ajudaram nessa conquista. Pretendo fazer especializações e seguir a carreira para servir a sociedade e retribuir tudo o que fizeram por mim”, declarou.

A gestora escolar e presidente do Conselho Municipal de Educação em São Sebastião, a professora Lucineide Maria de Jesus, disse que Maurício sempre estudou em escolas públicas, a exemplo da Escola Manoel Juviniano e Maria de Queiroz Ferro, na cidade agrestina.

Criado no ano de 2006, durante o governo do presidente Lula, o campus de Arapiraca fez parte do programa de interiorização das universidades federais.

Com o passar dos anos e de muitas lutas, o curso de Medicina foi autorizado pelo Ministério da Educação.

As atividades, porém, foram iniciadas no ano de 2016, e três turmas já foram formadas, colocando profissionais qualificados para atender os principais hospitais de Arapiraca e de cidades no interior alagoano.

Por Davi Salsa – Sucursal Arapiraca / Tribuna Independente
Foto: Arquivo pessoal