Como parte das ações do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama, o Pam Salgadinho anunciou, neste sábado (14), Dia D da campanha, a iniciativa ‘Fila Zero’, que busca zerar a fila de procedimentos e consultas das mais diversas especialidades que compõe a linha de cuidados com a saúde da mulher, como consultas com ginecologista, mamografias, ultrassom, colposcopia, entre outros.

Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió constatou que, atualmente, existem uma fila de cerca de 17 mil exames para serem realizados. A ideia, segundo a SMS, é que a iniciativa consiga zerar essa fila de espera.

O secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, destaca que o programa busca encurtar o tempo de espera dos usuários do SUS. “Nosso objetivo é cuidar do cidadão e para isso estamos realizando esse mutirão de atendimentos, que ao longo de 45 dias, vai dar andamento a mais de 17 mil procedimentos que estão na fila de espera em nossos sistemas de regulação. Nesse primeiro momento, por conta da campanha do Outubro Rosa, estamos focando na saúde da mulher, mas iremos estender às outras áreas da saúde, de modo que todos tenham acesso”.

Os atendimentos do Fila Zero irão ocorrer em horário especial no Pam, reservado especialmente para que as pessoas tenham acesso ao serviço. De segunda a sexta, de 17h às 21h e sábado de 8h às 18h.

Uma das usuárias já beneficiadas pelo programa foi a confeiteira Elaine Janaina, que esteve no Pam Salgadinho neste sábado para realizar o exame de colposcopia.

“Essa ação do Outubro Rosa facilita muito a vida das mulheres, pois ajuda na prevenção do câncer de mama e também do colo de útero. Todos os anos eu faço exames preventivos e agora tudo foi bastante rápido, na quarta-feira marqueie hoje já vou fazer meu exame e aproveito para ne consultar também com a ginecologista”, afirma a usuária.

Ao longo de todo o dia, foram oferecidos exames e consultas no Bloco C do Pam Salgadinho, que é voltado para a saúde da mulher e também no Bloco L, onde estavam sendo realizados os exames de imagem, como mamografia e ultrassom de mama. Além dos atendimentos deste sábado, os atendimentos, que estão ocorrendo de forma contínua, buscam oferecer às usuárias do SUS, um acompanhamento completo, desde o diagnóstico até o tratamento, para aquelas que necessitarem.

Entrega de próteses mamárias

Além do lançamento da iniciativa, o sábado foi marcado pela entrega de próteses mamárias a usuárias do SUS mastectomizadas, que já são acompanhadas pelo Pam Salgadinho. A entrega das próteses foi realizada pelo secretário de Saúde, Luiz Romero Farias e acompanhada pelo deputado federal, Alfredo Gaspar, que conheceu de perto o trabalho desenvolvido pela Unidade com essas mulheres.

Josiene Maria é uma das usuárias beneficiadas pelas próteses há 2 anos, quando teve que retirar as mamas em virtude de um câncer.

“É o segundo ano que pego a prótese aqui e isso melhorou muito a minha autoestima, ajudando no meu tratamento. Tenho todo o acompanhamento pelo SUS e só tenho a agradecer a todos os profissionais que me fizeram chegar até aqui”, destaca a usuária.

O serviço de entrega de próteses mamárias já existe no Pam Salgadinho e distribui anualmente para as mulheres cadastradas no programa, próteses em formato de sutiã para as mulheres que tiveram que retirar parte ou a mama toda por conta do tratamento. A entrega não atende só a mulheres de Maceió, mas a todos os municípios da 1° microrregião, tais como Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba.

POR: Ascom SMS Maceió
FOTO: DIVULGAÇÃO