Os donos de bancas de revistas localizadas na orla marítima de Maceió têm até o dia 25 de outubro para retirar voluntariamente publicidades consideradas irregulares. A data foi acertada em reunião na sede da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), nessa quarta-feira (17), com o titular da pasta, Eduardo Marinho. Também estiveram na reunião as arquitetas Maria Luiza e Bruna Rodrigues do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (IPLAN) e o subsecretário de Convívio Social, Valdecio Nascimento.

Este foi o segundo encontro dos comerciantes. A primeira reunião tratou da publicidade que estava sendo feita nas bancas de forma irregular e acabava causando poluição visual na orla de Maceió para que seja retirada. Neste segundo momento, os donos das bancas discutiram ideias de padronização para esses locais juntamente com as arquitetas do IPLAN, após a retirada das publicidades. A Semsc deu o prazo até o dia 25 de outubro para que toda publicidade seja retirada.

Para o comerciante Jessé Leão, dono da Banca Jatiúca, o diálogo entre os comerciantes e a secretaria está servindo para que tudo flua bem e que a retirada das publicidades irá impactar positivamente nas vendas da banca. “Essa abertura de diálogo é algo que beneficia a todos nós. As propagandas estavam escandalosas e acima do normal e deixavam nossa orla desorganizada. Com essa remoção tudo ficará mais atrativo, uma visão melhor das nossas bancas. Padronizar vai ser interessante pois vai trazer beleza e funcionalidade para as nossas bancas. O que nós queremos é prestar um bom serviço ao cidadão e ao turista que gosta da nossa orla, e a banca organizada com certeza impacta positivamente nas vendas, pois transparece cuidado”, completa o comerciante.

O titular da Semsc, Eduardo Marinho, afirma que toda a ação aconteceu em comum acordo com os donos da bancas e a retirada das publicidades irregulares segue a campanha da Prefeitura de Maceió e da secretaria de combater a poluição visual. “Nós tivemos essas reuniões para tratar sobre as publicidades irregulares que existem nas bancas de revistas e, em comum acordo com seus respectivos donos, essas publicidades estão sendo retiradas. Essa ação dá continuidade à campanha da Prefeitura de Maceió, e da nossa secretaria, no combate a poluição visual em vias públicas do nosso município. Assim, vamos ter uma orla visualmente mais limpa tanto para o turista quanto para o maceioense”, explica Marinho.

TNH1.COM

Foto: Ascom Semsc