Inspirado por outras Cortes de Contas, o Tribunal de Contas de Alagoas realizou em seu plenário, no dia 14 de setembro, a primeira Sessão Plenária simulada do projeto Jovem Conselheiro. Criada pela Escola de Contas Públicas José Alfredo de Mendonça, a iniciativa busca conscientizar os estudantes sobre o papel do Controle Externo.

Antes da simulação, no dia 28 de agosto, os estudantes conheceram as instalações do Tribunal de Contas e participaram de uma sessão plenária. Durante o momento, foram definidas as equipes, os jovens conselheiros, os assessores técnicos e os mentores de cada grupo. Estudantes de diferentes períodos dos cursos de Administração Pública, Direito e Contabilidade da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) foram divididos em sete equipes de cinco integrantes, contando com a equipe do Ministério Público de Contas (MPC/AL).

Com a chegada do grande dia, o plenário Divaldo Suruagy foi devidamente preparado. Para compor o Pleno, foram empossados os seguintes Jovens Conselheiros: Lienne Mirele da Silva Pereira, Sergio Andre Pereira Santana, Marcelo Alexandre Freire Colen, Darlan Costa Fernandes, Pedro Cícero Fernandes Neto, Mariane Silva de Melo, José Carlos Feitosa Sales e Breno de Aguiar Xavier Pino; além do representante do Ministério Público de Contas, Luiz Filipe Fontes Vieira.

“Saber o que vocês estão pensando, o que estão estudando, os recursos modernos que estão usando é um aprendizado para nós também, que já exercemos essa função há tantos anos. Essa experiência é incrível e é pioneira aqui no Tribunal. Esses alunos são o presente e serão o nosso futuro”, destacou com alegria o vice-presidente do TCE/AL, conselheiro Otávio Lessa, durante seu discurso de abertura da simulação da Sessão Plenária.

Explanações objetivas, argumentos criteriosos e uma participação admirável. Esse foi o resumo da simulação que durou cerca de duas horas. “Esse é o objetivo do projeto; que eles vejam a complexidade de uma análise de prestação de contas. Trabalho há 33 anos no TCE e confesso que me emocionei durante a simulação, vendo a participação desses jovens que mandaram tão bem”, confessou o diretor técnico da Escola de Contas, Perroneo Tojal.

Diante dos desafios enfrentados, o estudante de Direito e representante do MPC/AL no Pleno, Luiz Filipe, destacou o julgamento das prestações de contas como um dos obstáculos. “A maior dificuldade primeiramente foi realmente fundamentar aquilo que estava proposto já no parecer com o nosso entendimento. Mas foi ficando mais fácil quando auxiliado pela nossa mentora”, explica.

Ao todo, cerca de 70 pessoas participaram diretamente do projeto. De servidores e assessores dos gabinetes dos conselheiros do Tribunal, a professores e estudantes. Uma grande mobilização que deu certo. “Foram 15 dias de trabalho intenso. Gostaria de agradecer o empenho dos membros da Escola, dos gabinetes e do MPC, que conseguiram transmitir todo o conhecimento necessário para escolha e explicação dos casos relatados”, destacou a Diretora Geral da Escola de Contas, conselheira Maria Cleide.

As professoras que acompanharam todo o processo destacaram a emoção em ver os alunos colocando em prática todos os ensinamentos. “A grande maioria da sociedade não sabe do papel e da importância do trabalho que são realizados aqui. Todos os alunos estavam bem ansiosos pela oportunidade de vivenciarem na prática a análise dos processos relatados aqui no Tribunal, e atuação deles foi extraordinária”, ressaltou a coordenadora do curso de Administração Pública da UNEAL, Ana Carolina Beltrão.

Desviando da ideia de ser apenas um órgão punidor, a função pedagógica das Cortes de Contas comprova que é o mais valioso instrumento para que a sociedade se interesse na prática pela efetividade das políticas públicas e do Controle Externo. A 1ª edição do projeto Jovem Conselheiro mostrou que o Tribunal de Contas está abrindo as portas para a sociedade, e a sociedade entrando e participando com êxito do Pleno.

A Sessão Plénaria simulada completa e a entrevista sobre o projeto Jovem Conselheiro estão disponíveis no Youtube da TV Cidadã, através dos links: PARTE 1, PARTE 2 e MATÉRIA TC NEWS.

TCE \ ASCOM